News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Embrapa vai montar unidade de validação de tecnologias no Haiti

.

Brazil
March 10, 2009

Fazenda do governo haitiano será a base para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e transferência de tecnologia naquele país. Primeiras Unidades Demonstrativas de milho, arroz, feijão e mandioca deverão ser instaladas no primeiro semestre.

No dia 8 de março, o pesquisador Henoque Ribeiro da Silva, da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), viaja ao Haiti juntamente com João Carlos Reis Soub, representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), para assinar o acordo para revitalização de uma fazenda do ministério da agricultura haitiano. A iniciativa vai transformar o local (foto) em uma base física para o desenvolvimento da agricultura naquele país.

De acordo com João Carlos Soub, a fazenda será utilizada para validação e para realização de ações de transferência de tecnologia para técnicos e produtores haitianos. Ele explica que o local passará por uma reforma visando a recuperação dos prédios existentes e a construção de novos edifícios, bem como a instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento de uma área experimental.

O levantamento das obras necessárias foi realizado entre os dias 25 de novembro e 7 de dezembro de 2008, pelos pesquisadores Henoque Ribeiro, Joaquim Cáprio, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás - GO), e pelo engenheiro Alessandro Carlos Silva, da sede da Empresa.

A nova visita vai servir ainda para a preparação do campo experimental, onde serão instaladas Unidades Demonstrativas de milho, arroz, feijão e mandioca, produtos considerados prioritários, devido sua importância para a segurança alimentar.

Segundo o funcionário da ABC, o projeto conta com recursos do Ministério das Relações Internacionais do Brasil. O dinheiro é repassado para o Haiti por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), um organismo da Organização dos Estados Americanos (OEA) que apóia o desenvolvimento agrícola nos países do continente.

Além de executar atividades científicas – como a validação de cultivares e de tecnologias de produção brasileiras -, caberá à Embrapa atuar na capacitação de técnicos e, posteriormente, em ações institucionais, com o objetivo de fortalecer o ministério da agricultura do Haiti. As ações de transferência de tecnologia serão realizadas em parceria com a Emater-DF.

A inauguração oficial da unidade de validação está prevista para o segundo semestre de 2009.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved