News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Expodireto Cotrijal mostra leguminosas de inverno da Embrapa Hortaliças

.

Brazil
March 16, 2009

A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) está presente no 10º Expodireto Cotrijal, que acontece em Não-Me-Toque (RS) de 16 a 20 de março. A Unidade mostra no estande da Embrapa diversas opções para o cultivo de leguminosas de inverno como grão-de-bico, lentilha e ervilha.

O grão-de-bico ‘Cícero’, a lentilha ‘Silvina’ e as ervilhas ‘Maria’, BRS Sulina e Axé são as cultivares desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças expostas durante o evento. Quem visitar o estande vai saber, por exemplo, que as cultivares ‘Cícero’ e ‘Silvina’ podem ser cultivadas na Região Sul do Brasil durante o período seco de inverno, utilizando irrigação suplementar.

A ervilha ‘BRS Sulina’ é indicada para adubação verde - cultivo de plantas que estruturam o solo e o enriquecem com nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e micronutrientes - e para cobertura do solo. A ‘Axé’, terceira das cultivares de ervilha, é destinada para agroindústria de grãos verdes enlatados e grãos congelados.

Essas leguminosas agregam valor, pois além de produtos com boa cotação de mercado, a maior parte ainda importada, são materiais indicados para rotação de culturas, principalmente o milho.

Outros frutos das pesquisas desenvolvidas pela Unidade também estão expostos na exposição. Sementes da pimenta dedo-de-moça ‘Mari’, que se destaca pelo alto índice de produtividade, qualidade do fruto e resistência a fungos; a abóbora ‘Brasileirinha’, que divide sua casca nas cores verde e amarela e pode ser plantada em qualquer região do País; a cenoura ‘Esplanada’, com alto teor de betacaroteno e resistência moderada à queima-das-folhas; e a berinjela ‘Ciça’, resistente a doenças, são as cultivares que na exposição fazem companhia às leguminosas de inverno.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved