News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Audiência pública na Embrapa vai discutir diretrizes da pesquisa agropecuária

.

Brasília, Brazil
March 18, 2009

Tratado Internacional sobre os recursos genéticos vegetais para alimentação e agricultura será um dos destaques do evento.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, promove na sexta-feira, dia 20 de março, das 9h às 12h30, audiência pública para discutir os principais resultados alcançados pela Unidade em 2008 e definir as prioridades de pesquisa para 2009. O evento, que será aberto ao público, pretende avaliar o presente e o futuro das pesquisas desenvolvidas pela Unidade em suas grandes áreas de atuação – recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico de pragas e segurança biológica - com a participação de diversos setores da sociedade brasileira.

A realização dessa audiência pública faz parte de um programa de avaliação, desenvolvido em cada uma das unidades de pesquisa da Embrapa por um Comitê Assessor Externo – CAE. Esse Comitê atua como órgão consultivo junto às unidades com o objetivo de assessorá-las em seus processos de planejamento, acompanhamento e avaliação da pesquisa e dos processos de transferência de tecnologia, negócios tecnológicos, promoção de imagem, bem como aspectos gerenciais. Todos os anos são realizadas duas reuniões de avaliação do CAE em todas as unidades da Embrapa, mas apenas uma em forma de audiência pública.

O CAE da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é composto por 11 membros, representando os setores acadêmico, científico e tecnológico, governamental, empresarial e organizações não governamentais. São membros natos: a Diretora Executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá; o Chefe Geral da Unidade, Mauro Carneiro e a Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Taciana Cavalcanti.

Os membros representantes dos setores externos são: Odilson Luiz Ribeiro (Secretário Substituto da Secretaria de Defesa Agropecuária – SDA/MAPA); Mariza Marilena Barbosa (presidente do Conselho de Curadores da Fundação Esquel Brasil); Maria Amélia Teles (presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa – FAP/DF); Márcio de Miranda Santos (diretor executivo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE); Weber Antônio Neves do Amaral (ESALQ/USP); Ana Maria Giulietti Harley (coordenadora geral do Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Semi-Árido – PPBio); Ana Lúcia Assad (DA Consultoria Ltda); Evaldo Vilela (Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais); e Felipe Sampaio de Almeida (Fundação Lyndolpho Silva).

Segundo o Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, a audiência pública é um espaço muito interessante de divulgação do trabalho da Embrapa para a sociedade brasileira, além de colaborar para a definição de novas tendências, projetos e possibilidades de parceria.

Plano Diretor da Unidade contempla ações até 2023

Na primeira parte da reunião, cuja abertura será feita pela Diretora Executiva da Embrapa, Tatiana Sá, o Chefe Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Mauro Carneiro, vai apresentar o novo Plano Diretor da Unidade, que tem foco no planejamento das atividades da Unidade a longo prazo (2008-2023), mas busca antecipar as tendências e a visão a médio prazo (até 2011). Entre as diversas tendências apresentadas nesse documento, destaca-se a importância dos recursos genéticos como base para a maior parte das ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação de interesse para a agricultura, pecuária, silvicultura e outros setores que compõem o agronegócio.

Audiência vai debater os compromissos assumidos em relação ao Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos

Um dos destaques da audiência pública será a discussão dos compromissos assumidos pelo Brasil em relação ao Tratado Internacional sobre os Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (TIRFAA), a ser apresentado pelo representante do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Leontino Rezende Taveira.

Segundo Taveira, o Tratado, ratificado pelo Brasil em 2006, do qual fazem parte cerca de 120 países, permite a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos para a alimentação e a agricultura, bem como a repartição de benefícios desses recursos que são matérias-primas imprescindíveis nas pesquisas de melhoramento dos cultivos para adaptação às mudanças ambientais, principalmente as causadas pelo aquecimento global.

O intercâmbio de recursos genéticos entre países é muito importante para incrementar o melhoramento genético de plantas que, por sua vez, é fundamental para desenvolver espécies resistentes a doenças e pragas agrícolas e a outros fatores limitantes à produção. Por isso, o intercâmbio é uma prática que deve ser reconhecida e estimulada pelos governos mundiais.

Entretanto, algumas regras da convenção de biodiversidade - CDB e a legislação brasileira de Acesso à Biodiversidade estão dificultando ações de intercâmbio e, por conseguinte, provocando a diminuição no recebimento de recursos genéticos pelas nossas instituições de pesquisa agrícola.

O Tratado preconiza o intercâmbio facilitado de algumas espécies de importância comercial no Brasil, como a mandioca, por exemplo, que é nativa do país e extremamente importante do ponto de vista nutricional, mas complicada no que se refere ao intercâmbio, por ser de propagação vegetativa e não por semente. Segundo Taveira, a Embrapa é mais uma vez pioneira nesse campo, já que além de possuir o maior banco genético vegetal no Brasil, com mais de 100 mil amostras de sementes, desenvolve também ações de cultura de tecidos (foto) que possibilitam o transporte de mudas com segurança e qualidade para atender à demanda internacional.

A audiência pública será realizada no dia 20 de março de 2009, pela manhã, das 9h às 12h30, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica – PqEB, Av. W5 Norte – final, em frente à Câmara Legislativa do DF).

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved