News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Brasil: Início de plantio da safra de trigo no PR

.

Brazil
March 30, 2009

Ministro Stephanes lança plantio de trigo na sexta

Oito dias depois de o CMN anunciar reajuste de 15,63% para o trigo melhorador e durum, de melhor qualidade a ser colhido na próxima safra, o Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, estará em Cascavel (PR) na manhã da próxima sexta-feira, dia 3 de abril, no Centro de Pesquisas da Coodetec em Cascavel, para presidir à solenidade de lançamento do plantio de trigo no Paraná.

O evento, que reunirá produtores e lideranças de todo o Estado, já tem confirmadas também as presenças do secretário estadual da Agricultura, Valter Bianchini e do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.
No Paraná, o período recomendado para o cultivo de trigo, de acordo com o zoneamento agrícola, iniciou no dia 10 de março. Mas o plantio ocorre com maior intensidade no Estado nos meses de abril e maio. Na safra passada foram cultivados 1.152.541 hectares, que renderam três milhões e duzentas mil toneladas.
Berço do trigo melhorador

A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec –, que sediará o evento, é integrada por 36 Cooperativas de produção brasileiras, às quais estão filiados 185 mil agricultores. Ela incorpora mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares de trigo, soja e milho, gerando mais de uma centena de novas variedades de soja e trigo, além de híbridos de milho já disponibilizados à agricultura do Brasil e países vizinhos.

Com estrutura em Cascavel e outros centros de pesquisa, em Palotina, Primavera do Leste (MT) e Rio Verde (GO), além mas de uma centena de unidades de teste em todas as regiões produtoras do Brasil e Paraguai, a Coodetec concentra-se no desenvolvimento de novas cultivares e híbridos adequados às condições de clima e solo de cada região, em sintonia com as demandas do mercado.

Detém um dos maiores bancos de germoplasma da iniciativa privada do mundo e seus modernos laboratórios incorporam tecnologia de ponta. O Núcleo de Biotecnologia é composto por laboratórios de purificação de DNA, marcadores moleculares, genômica, cultura de tecidos, além de um laboratório de análises de constituintes das sementes.

Este cenário tem projetado a Coodetec na vanguarda da resistência em defesa da triticultura brasileira, graças ao desenvolvimento de novas cultivares com qualidade industrial diferenciada, entre eles, trigos de grãos duros, com alta qualidade de padrão melhorador, trigos fortes e de cor de farinha amarela para produção de macarrão.
Durante a solenidade desta sexta-feira, a Coodetec estará dando mais um passo neste sentido, lançando a nova cultivar CD 150, que estará disponível em grande escala aos triticultores já na safra 2010. Trata-se de um trigo melhorador, indicado para os estados do Paraná , São Paulo, Mato Grosso do Sul, para as áreas irrigadas do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Também já apresenta resultados promissores em cultivos no Paraguai e Bolívia.

O CD 150 descende geneticamente do CD 104, que se destaca entre as cultivares que estão no mercado há mais tempo, sendo uma referência de qualidade industrial, como padrão de trigo melhorador, alto potencial de rendimento de grãos, bom peso hectolitrico e boa resistência ao acamamento, mecanismo único de tolerância a seca. É a variedade mais comercializada no Brasil. Ocupa mais de um terço da área cultivada no Paraná. O outro pai é o CD 108, cultivar com características diferenciais, por atender às demandas de trigos de ciclo curto, baixa estatura e alta qualidade industrial. Para semeadura, em diferentes épocas, em solos de alta fertilidade e áreas irrigadas.

A nova variedade tem como pontos fortes a qualidade industrial de trigo melhorador, a ampla adaptação, o alto potencial de rendimento de grãos e a boa tolerância às diferentes doenças, ciclo precoce, resistente ao acamamento; boa tolerância à germinação na espiga o que mantém a qualidade. Esta cultivar apresentou altos rendimentos de grãos em solos de alta fertilidade, áreas com elevado nível tecnológico e regiões com irrigação no Brasil central, onde alcançou atingiu 8.500 quilos por hectare, mais de quatro vezes a produtividade média brasileira. Segundo o presidente da Coodetec, Irineo da Costa Rodrigues, o Cd150 contribuirá fortemente para a consolidação da cadeia nacional de trigo pois atende as expectativas dos produtores pela sua competência agronômica e agrega qualidade ao setor industrial.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved