News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Inseticida biológico para controle de lagartas será um dos destaques da Embrapa na Agrotins 2009

.

Brasília, Brazil
May 5, 2009

Produto certificado para uso em agricultura orgânica será apresentado em estande e tema de palestra

O inseticida biológico “Ponto.Final”, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 41 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e a empresa do Distrito Federal, Bthek Biotecnologia, será uma das atrações no estande da Embrapa durante a Feira de Tecnologia Agropecuária – Agrotins 2009, que começa hoje e se estende até o dia 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, Tocantins.

O produto é capaz de controlar três espécies de lagartas que atacam culturas agrícolas – a lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis - foto); lagarta do cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) e a lagarta das hortaliças, também conhecida como traça das crucíferas (Plutella xylostella) – sem causar danos à saúde humana, de animais e ao meio-ambiente, pois é composto apenas da bactéria Bacillus thuringiensis específica para os insetos-alvo.

Além disso, o “Ponto.Final” foi o primeiro inseticida biológico a receber certificação para uso em agricultura orgânica, o que se encaixa perfeitamente ao tema da exposição este ano, que é “Produção orgânica e sistemas agroflorestais”.

Além de ambientalmente saudável, o “Ponto.Final” é também mais econômico, como explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, que coordenou o seu desenvolvimento. “Com apenas um litro por hectare, o produto é capaz de matar as lagartas-alvo, preservando insetos benéficos ao ambiente, como as “joaninhas” e as “tesourinhas”, que também são eficientes como predadoras de lagartas e pulgões”, ressalta.

As estirpes da bactéria utilizadas na formulação do produto fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas usadas como agentes de controle biológico.

Demonstrações no estande e palestras sobre o “Ponto.Final”

Os cerca de 40 mil visitantes que comparecerem este ano à Agrotins poderão conhecer de perto a forma de utilização e os efeitos que o “Ponto.Final” causa nas lagartas-praga no estande da Embrapa e também assistir a palestras sobre o produto, que serão apresentadas pelo biólogo Felipe Rosa Ramos nos dias 6, 7 e 8 de maio, de 15h50 às 16h50, dentro da grade de clínicas tecnológicas que compõe a programação da exposição.

O “Ponto.Final” é o terceiro produto biológico fruto da parceria entre a Embrapa e a Bthek: o primeiro, Sphaerus SC, foi lançado em 2004 para controlar o mosquito da malária e o pernilongo, ou mosquito urbano e o segundo foi o Bt-horus, em 2005, para combater o mosquito transmissor da dengue e os borrachudos. Ambos já estão no mercado e sendo utilizados em várias regiões brasileiras.

Outras tecnologias de controle biológico de pragas também serão apresentadas pela Embrapa

Quem visitar o estande da Embrapa na exposição vai poder conhecer também outras tecnologias de controle biológico de pragas desenvolvidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. A Unidade investe nessas pesquisas desde a década de 80 com o objetivo de reduzir a utilização de defensivos químicos nas lavouras brasileiras.

 

 

 

more keyword news on

biologicals and inoculants

 


 

more keyword news on

 

Crop protection

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved