News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Parceria deve ampliar acesso às sementes de hortaliças da Embrapa

.

Brazil
April 24, 2009

Com o acordo, a Embrapa Transferência de Tecnologia passará a produzir as sementes e mudas das cultivares da Embrapa Hortaliças. A expectativa é garantir o acesso do produtor aos materiais lançados pela Empresa.
Ampliar o acesso dos produtores às sementes e mudas de hortaliças da Embrapa e, com isso, aumentar a participação da Empresa nesse segmento do mercado. Esses são os desafios que a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF) passam a enfrentar com o estabelecimento de uma parceria entre as duas Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. O acordo foi discutido no último dia 23 (quinta-feira), em reunião entre os dirigentes das duas Unidades, na Embrapa Hortaliças.

Segundo o gerente-adjunto de Sementes e Mudas da Embrapa Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade, a idéia da parceria é estabelecer uma ação conjunta entre o centro de transferência de tecnologias e o centro de pesquisa no sentido de organizar o processo de produção de sementes dos materiais lançados e em fase de lançamento pela Embrapa Hortaliças. “A nossa função é, em interação com os centros, organizar o processo de produção de sementes ou de mudas para que esse material chegue, de uma maneira organizada e em quantidade suficiente, para atender a demanda do mercado dessa nova cultivar.” Ele explica ainda que o acordo vai atender a legislação que regula o processo de produção de sementes no Brasil: a Lei de Sementes e a Lei de Proteção de Cultivares.

Para o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Celso Luiz Moretti, a parceria vai contribuir para solucionar o gargalo da oferta de sementes dos materiais lançados pela Unidade e, com isso, o posicionamento do centro de pesquisa no mercado nacional vai melhorar. “Hoje 70% da cenoura comercializada no Brasil é do grupo Brasília, 50% da berinjela é o híbrido Ciça e 15% do tomate tipo italiano, o San Vito. Esse percentual pode aumentar, incluindo ainda outros produtos, se nós conseguirmos ampliar a oferta de sementes.”

Segundo Moretti, o acordo de cooperação pode ser dividido em três atividades. A primeira, de caráter imediato, é a produção de sementes do pepino Curumim, da berinjela Ciça e do tomate San Vito, visando atender a demanda do mercado por esses materiais.

A segunda atividade é o apoio da Embrapa Transferência de Tecnologia na elaboração da estratégia de marketing a ser adotada no lançamento das próximas cultivares da Embrapa Hortaliças. Nesse sentido, participou também da reunião o gerente-adjunto de Planejamento e Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Amauri Buso.

A terceira atividade é a recuperação de variedades já lançadas pela Embrapa Hortaliças, cuja demanda, principalmente de pequenos agricultores, é grande. A proposta, segundo Celso Moretti, é melhorar o perfil nutricional da população, garantindo o acesso a esses materiais por produtores familiares.

A expectativa, segundo o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, é que a parceria seja formalizada ainda no mês de maio.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved