News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Cerca de 2400 pessoas participaram do maior debate sobre soja da América Latina

.

Brazil
May 26, 2009

O V Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2009, realizados pela Embrapa Soja, no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 19 e 22 de maio, reuniu aproximadamente 2400 pessoas no maior evento sobre a soja, realizado na América Latina. A comissão organizadora contabilizou 1997 participantes, 240 expositores – reunidos num espaço de 1000m2 - além de outros 120 representantes do agronegócio que participaram em diversas reuniões paralelas à programação científica do evento, como a reunião da Câmara Setorial da Soja.
“Ficamos muito satisfeitos com o número de participantes, que superou nossas expectativas. Apesar de ser um ano difícil, por causa crise mundial, os representantes do agronegócio da soja entenderam que era o momento de debater os problemas técnicos e melhor se prepararem para enfrentar os desafios que envolvem o setor. É preciso transformar a crise em oportunidade para aumentar a competitividade”, explicou o presidente do V Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2009, José Renato Farias.

A temática Soja: fator de desenvolvimento do Cone Sul permeou todos os debates dos 58 palestrantes, sendo 15 estrangeiros. Dentre as quatro conferências, duas foram ministradas por ministros do estado. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, abordou os principais desafios e as possíveis soluções para incrementar o setor agricultura. Por outro lado, o Ministro de Estado, Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger apresentou na conferência de encerramento do V Congresso Brasileiro de Soja as ações estratégicas para ampliar a competitividade do agronegócio brasileiro.

O chefe do departamento de pesquisa da Coamo – maior cooperativa da Amárica Latina, Joaquim Mariano Costa, elogiou a escolha de Goiânia para a realização do evento. “A cidade está no epicentro do Brasil e, por isso, facilitou a participação de todos os envolvidos com a cadeia produtiva da soja. Nunca vi tanta gente reunida num evento do agronegócio”, destaca.

Costa também elogiou a programação técnica, que tratou dos principais temas da sojicultura: mudanças climáticas, biotecnologia, integração lavoura-pecuária-florestas, entre muitos outros. “As palestras foram bem generalistas, o que nos ajuda a direcionar nossas ações e montar uma visão estratégica para o nosso trabalho”, avalia.

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved