News section
home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
.
Pesquisadores nacionais e internacionais confirmam potencial da soja Inox

.

Brazil
May 25, 2009
Fundação MT

A produtividade na cultivar Inox superou nossas expectativas.
Luis Carregal - Universidade de Rio Verde/GO

A eficácia das variedades de soja Inox, resistente à ferrugem asiática (principal doença da sojicultura) foram testadas, confirmadas e aprovadas por pesquisadores da região Centro-Oeste do Brasil e também por pesquisadores norte-americanos. Estes pesquisadores conduziram experimentos com a tecnologia Inox o que possibilitou verificar in loco o potencial produtivo das variedades, bem como a resistência à ferrugem.

Para Luis Henrique Carregal, da Universidade de Rio Verde-Goiás, a tecnologia Inox (desenvolvida pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT e pela Tropical Melhoramento Genético, TMG) veio para ficar e contribuirá para a continuidade do cultivo da soja no Brasil. “Indico com toda certeza a soja Inox, pois irá auxiliar sobremaneira o manejo integrado da ferrugem asiática, maximizando o controle químico e preservando o meio ambiente”, reforça o pesquisador.

Carregal realizou o plantio da soja Inox em áreas experimentais, aonde conduziu os trabalhos do plantio à colheita. Os experimentos foram realizados em duas épocas: a primeira no início de novembro e a segunda no início de dezembro. O que mais chamou sua atenção além da resistência à ferrugem foi o potencial produtivo da soja Inox. Ele aponta também que a soja Inox apresentou características desejáveis quanto ao porte e arquitetura da planta.

“A produtividade na cultivar Inox superou nossas expectativas. A média de produtividade nessa cultivar ficou acima de 58 sacos (sc) por hectare (ha), lembrando que o regime pluviométrico no mês de janeiro foi muito inferior a média, o que afetou negativamente a produtividade, em pelo menos 5 sc/ha. Com aplicação de fungicidas, a produtividade superou 61 sc/ha", revela Carregal.

Fundação MT

 

Certamente a tecnologia Inox terá excelente aceitação.
Edson Borges - Fundação Chapadão - Chapadão do Sul/MS

O excelente resultado de produtividade da soja Inox também foi comprovado por Edson Pereira Borges, da Fundação Chapadão, localizada no município de Chapadão do Sul, no estado de Mato Grosso do Sul. A produtividade da soja Inox nos experimentos de Borges foi de até 62 sc/ha. “Os índices de produtividade da soja Inox conferem bons resultados e garantia de retorno econômico ao produtor rural”, avalia.

O pesquisador enfatiza também que ficou muito satisfeito com o que viu em seus experimentos. “A grande diferença entre a soja Inox, resistente a ferrugem, com uma cultivar sensível à doença, é o fator resistência a ferrugem que ela oferece, permitindo uma flexibilidade de aplicação do fungicida, oferecendo mais segurança ao produtor em termos de otimização de pulverizadores, aproveitamento dos melhores momentos para aplicação do fungicida diante das condições climáticas, redução do uso de fungicida no ambiente e redução de custo com fungicida”.

A condução dos experimentos foi feito por Borges numa área de três mil metros quadrados. O que mais chamou atenção do pesquisador foi à adaptação da soja Inox à região de cultivo, a resistência à ferrugem, produtividade da soja Inox, ciclo da cultura (130 dias) e mais uma alternativa para manejo e controle da ferrugem da soja. “Por isso me sinto bastante confortável em indicar o plantio de cultivares Inox. Há anos todos nós esperávamos que fosse colocada no mercado uma cultivar que oferecesse flexibilidade no manejo para o controle da ferrugem da soja. Certamente a tecnologia Inox terá excelente aceitação”.

Fundação MT

 

A vantagem é que a soja Inox tende a reduzir o número de aplicações.
Valtenir Carlin - Agrodinâmica - Lucas do Rio Verde/MT

Outro pesquisador que comprovou a eficácia da soja Inox foi Valtenir José Carlin, da Agrodinâmica, empresa que atua em pesquisa e consultoria, situada no município mato grossense de Tangará da Serra. Carlin diz que indica a soja Inox porque a tecnologia permite flexibilidade das aplicações de fungicidas e reduz o risco de ataque de ferrugem com alta pressão.

“A resistência à ferrugem é muito interessante, pois a doença se instala, mas não consegue progredir, as lesões "morrem" e esporulam muito pouco. A vantagem é que a soja Inox tende a reduzir o número de aplicações e permite algum atraso nas aplicações sem perdas significativas de produtividade. O potencial observado é bom”, aponta.

Carlin explica também que a soja Inox se destaca comparada às tradicionais por retardar a entrada da ferrugem (em nove dias nos ensaios avaliados), por multiplicar a doença muito mais lentamentente (as lesões apresentam muito poucos esporos) e mesmo a soja Inox tendo ferrugem, a queda das folhas (senescência) é muito lenta, então a soja Inox com ferrugem quase não cai a folha, completando o ciclo mesmo com doença.

Internacional – A eficácia da soja Inox foi comprovada por pesquisa recente realizada por outras instituições de pesquisa, inclusive pelo National Soybean Reserch Laboratory da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Os pesquisadores deste conceituado laboratório testaram e aprovaram a potência das cultivares TMG 801 e da TMG 803 (variedades Inox).

 

 

 

 

The news item on this page is copyright by the organization where it originated - Fair use notice

Other news from this source


Copyright © SeedQuest - All rights reserved