home news forum careers events suppliers solutions markets resources directories advertise contacts search site plan
 
Forum Page

Forum
Forum sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Complexo Agroindustrial do Biodiesel é tema de livro


Brazil
September 26, 2011

A Embrapa acaba de lançar o livro “Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil: Competitividade das cadeias produtivas de matérias-primas”. A publicação reúne as principais características de produção de cinco oleaginosas disponíveis no Brasil para o biodiesel: soja, dendê, girassol, mamona e canola. O trabalho, realizado ao longo de quatro anos, reuniu mais de 20 centros de pesquisa da Embrapa, além de professores, pesquisadores de outras instituições, alunos de pós-graduação, técnicos e empresários do setor agrícola e agroindustrial.

O processo de produção do livro incluiu 118 entrevistas realizadas com produtores, técnicos, pesquisadores e empresários, em todas as regiões do país, de revisão de bibliografia, de painéis com especialistas e de seminários técnicos. O conteúdo do livro apresenta a análise das cinco principais cadeias produtivas de oleaginosas identificadas no Brasil, suas limitações e oportunidades, os diversos elos da cadeia e a competitividade do biodiesel no país. Para o Chefe-Geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior, o livro deve se tornar “referência entre pesquisadores, estudantes e integrantes das cadeias produtivas para o estudo do biodiesel”.

Um dos capítulos trata do sistema produtivo de canola para a produção do biodiesel, com informações levantadas pela equipe da Embrapa Trigo, unidade da empresa que responde pelo desenvolvimento da cultura no país. Entre as informações apresentadas, está a evolução do cultivo da canola, que sofreu um incremento na área média de cultivo, quando passou de 11 mil hectares (ha) para 32 mil ha, no período 1980-1997, ao mesmo tempo em que o rendimento médio cresceu de 906 quilos por hectare (kg/ha) para 1.600 kg/ha. A partir de informações coletadas pela Embrapa Trigo no mês de junho de 2011, junto às principais empresas que fomentam a produção de canola, é possível avaliar que da safra 2010 para a safra atual, a área semeada no Brasil cresceu 41%, passando de 41.976 ha para 59.100 ha. Estima-se que o cultivo da canola envolva cerca de 700 propriedades no Brasil, com área média que varia de 50 ha nos estados do Sul, a 800 ha no Centro-oeste. A produção nacional está concentrada no RS, principalmente na Região das Missões (34%) e Planalto (24%).

Conforme o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, as informações que compõem o livro foram levantadas através das entrevistas realizadas entre 2009 e 2010. Participaram do trabalho os colegas Paulo Ernani Ferreira (analista), e as pesquisadoras Jozeneida Lúcia Pimenta de Aguiar e Cláudia De Mori.

A elaboração do livro “Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil: Competitividade das Cadeias Produtivas de Matérias-Primas” foi financiada pela Embrapa Agroenergia e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e está à venda por R$ 95,00 na Livraria da Embrapa através do site http://vendasliv.sct.embrapa.br.

Canola safra 2010-2011

- RS a área semeada aumentou 29%, passando de 25.960 ha para 33.500 ha.
- PR a área semeada aumentou 67%, passando de 12.840 ha para 23.000 ha.
- MS a área semeada aumentou 41%, passando de 2.130 ha para 3.000 ha.
- SC a área semeada aumentou 30%, passando de 386 ha para 500 ha.
- MG a área de 600 ha de cultivo foi mantida em 2011.
- MT foram semeados 60 ha em 2010.
 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)


Website: http://www.embrapa.br

Published: September 26, 2011



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

  

 

 

 

 

 

Noteworthy
Hybrid: The History and Science of Plant Breeding

Noel Kingsbury

 
 
 
 
 
 

 

1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2014 SeedQuest - All rights reserved 

 

  Portals
   
biologicals
and inoculants
   
crop
protection
   
data
management
   
Europe: 
The European Portal
   
intellectual property protection
   
marker-assisted
breeding
   
seed
biotechnologies
   
seed colorants
and polymers
   
seed enhancement
   
seed processing
equipment
   
seed
treatment
   
vegetable
seed