home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Empresária do algodão colorido está entre os 100 brasileiros mais influentes


Brasil
January 4, 2013

A empresária Maysa Gadelha, fundadora da CoopNatural e uma das principais divulgadoras do algodão colorido desenvolvido pela Embrapa Algodão, está entre os 100 brasileiros mais influentes de 2012, conforme ranking da revista Época. Entre os fatores que contribuíram para a escolha está a conquista do selo de indicação geográfica do “algodão colorido da Paraíba”, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), como um reconhecimento à qualidade do produto.

Mas o trabalho da empresária para dar visibilidade ao algodão colorido já vem sendo realizado há mais de uma década, como relata o estilista Ronaldo Fraga em seu depoimento à revista Época. “Conheci Maysa há mais ou menos dez anos, quando fui convidado pelo governo da Paraíba para conhecer o algodão colorido. Se me senti seduzido pelo produto desde o primeiro momento, grande parte dessa sedução é responsabilidade da Maysa”, declara o estilista.

Ronaldo Fraga também destaca a persistência de Maysa para fazer com que o produto fosse aceito pela indústria têxtil. “Haveria milhões de motivos para ela ter desistido dessa causa, mas continuou. Aquela ali é uma fênix, que sai do algodão de novo e de novo. Espero que o trabalho de Maysa continue sendo reconhecido e que, um dia, ela possa ocupar um cargo de decisão”, afirma.

Uma das alternativas encontradas por Maysa Gadelha para superar as dificuldades de fazer o algodão colorido chegar ao consumidor foi a criação da CoopNatural - cooperativa que trabalha toda a cadeia produtiva, desde o plantio, sem utilização de agrotóxicos, passando pela confecção das peças com artesanato regional, até a sua comercialização no mercado de produtos orgânicos. A cooperativa foi fundada há nove anos e beneficia cerca de 850 famílias.

Ao ter acesso à publicação do ranking da Época, Maysa Gadelha creditou parte da conquista à Embrapa. “Grande parte do mérito é de vocês também, pois a Embrapa Algodão faz parte da vida da CoopNatural”, diz a empresária.

Foto: Alexandre Magno



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: January 4, 2013



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved