home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Produção brasileira pode abastecer mercado de trigo - Pesquisa cumpre o papel de disponibilizar tecnologias, mas falta política de incentivo e proteção do setor


Brazil
August 21, 2013

O Brasil tem tecnologia e áreas disponíveis para a produção de trigo, condição para por fim à dependência do produto importado. Este será o tom da palestra do pesquisador Sérgio Roberto Dotto, chefe-geral da Embrapa Trigo, de Passo Fundo (RS), no 8º Fórum Nacional do Trigo, que será realizado de 27 a 30 deste mês, em Londrina (PR). O Fórum acontece simultaneamente com a 7ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT) nas dependências do Parque Ney Braga.

Ao lado de dirigentes de outras instituições de pesquisa, Dotto participa do painel “Futuro do trigo no Brasil”, programado para a quarta-feira, dia 28, a partir das 13h30. Materiais e tecnologias de cultivo vão ser abordados também por Ivo Marcos Carraro, presidente executivo da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec); por Armando Androcioli Filho, diretor técnico-científico do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); e André Rosa, gerente de negócios da Biotrigo.

O chefe-geral da Embrapa Trigo é taxativo. “A dificuldade do trigo não é tecnologia. O gargalo é o comércio”, afirma. Dotto diz que falta uma política para o produto no país, lembrando que as indústrias moageiras preferem importar trigo do Mercosul a comprar o produto brasileiro. “Por uma questão de logística, o trigo produzido no Sul não chega aos moinhos, que estão localizados entre São Paulo e Fortaleza”, completa. Segundo ele, 75% do consumo estão localizados no Sudeste, Nordeste e Norte do país. Ele também sustenta que a busca pela independência no abastecimento do trigo é uma questão de segurança nacional. “A evasão de moeda é grande”, diz.

Por outro lado, a pesquisa disponibiliza variedades que alcançam bom rendimento e atendem as exigências do mercado. Segundo Dotto, a produtividade que na década de 1970 era de 700 quilos por hectare, hoje alcança 2.500 quilos por hectare. “Em algumas áreas, colhem-se de 4 a 5 toneladas; em outras irrigadas a produtividade fica entre 6 e 7 toneladas por hectare”, afirma. O pesquisador acrescenta que 90% do trigo colhido no sul é panificável, o que desmonta argumentos de que o produto brasileiro não atende as necessidades da indústria.

Programação

O 8º Fórum Nacional do Trigo e 7ª RCBPTT têm início no dia 27, às 19h30 com a conferência “Política agrícola para a produção de trigo no Brasil”, proferida por Silvio Farnese, coordenador geral de oleaginosas e fibras da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Na manhã seguinte, a partir das 8h30 está programado o painel “Mercado para o trigo brasileiro: situação atual de logística, tributação, importação e exportação”. Participam do painel Paulo Magno Rabelo, analista de mercado da superintendência de gestão de oferta da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e representantes dos vários elos da cadeia produtiva, que abordarão a visão do produtor, da indústria e da área tributária.

Às 13h30, está programado o painel com a visão da pesquisa. Em seguida, às 16h15, será realizado o painel “Qualidade industrial e pós-colheita”, em que também estarão contempladas as visões da pesquisa, do produtor e indústria, com debatedores de cada segmento.

Na quinta-feira, dia 29, às 8h30 tem início a 7ª RCBPTT, com a conferência “A importância do trigo em sistemas de produção de grãos no Paraná”, com José Salvador Simoneti Foloni, pesquisador da Embrapa Soja. Em seguida haverá o trabalho das subcomissões.

Na sexta-feira, dia 30, estão programadas a finalização dos trabalhos e atas das subcomissões, sessão plenária final e premiação dos melhores trabalhos.

A promoção é da Embrapa Trigo, Fundação Meridional e Cooperativa Integrada, com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Sociedade Rural do Paraná. O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado são instituições parceiras.

Outras informações no site:
www.reuniaotrigo2013.com.br

 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 21, 2013



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved