home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Contestada Lei das Sementes derrotada no Parlamento Europeu


Estrasburgo/Lisboa
12 de Março de 2014

Ontem o Parlamento Europeu (PE) deu o golpe final para enterrar politicamente a proposta da Comissão Europeia (CE) para um regulamento europeu para produção e distribuição de sementes de cultivo. A proposta de Bruxelas foi rejeitada em plenário com uma esmagadora maioria: 650 votos contra, 15 a favor e 13 abstenções, por terem sido identificadas deficiências na avaliação de impacto e a criação de encargos administrativos desnecessários para os Estados-membros e os agricultores. As organizações da sociedade civil europeia que lutam há três anos para travar as intenções da CE e da indústria da semente de trazer as sementes e plantas tradicionais para dentro de um quadro legislativo severo pensado para sementes comerciais, celebram agora uma vitória merecida.

 

Em 2008, a Comissão Europeia iniciou um processo que apelidou de “harmonização” e “simplificação” das várias directivas europeias sobre sementes e plantas (até 2008 existiam 12 directivas diferentes, deste então saíram mais três). Mas à medida que saíram as pré-propostas para uma legislação das sementes, ficou claro que essa beneficiaria sobretudo as grandes empresas produtoras de sementes, que hoje são as mesmas que fornecem os agro-químicos e também as sementes transgénicas. Sob forte lóbi das multinacionais da semente, a nova legislação iria incidir sobre as sementes e plantas tradicionais / regionais, que até agora tinham sido deixadas livres e que representam globalmente cerca de três quartos de todas as sementes utilizadas. De forma inédita, os agricultores e horticultores estariam inibidos de utilizar as suas próprias sementes, a menos que as registassem nos Catálogos de Variedades de Plantas e obedecessem em grande parte aos mesmos critérios que a indústria da semente.

 

O protesto de vários anos das organizações do ambiente, da preservação da agro-biodiversidade e dos agricultores pequenos, acabou por ser ouvido pelos eurodeputados que consideraram que a proposta para Lei das Sementes não estaria a cumprir os seus objectivos de simplificação nem de protecção da biodiversidade, bem pelo contrário. Também daria demasiado poder à CE, deixando nenhum espaço de manobra para que Estados-membros pudessem adaptar a Lei às suas necessidades.

 

A Comissão Europeia entretanto já deixou saber que não retira a sua proposta, que agora segue para o Conselho de Ministros. No entanto, perante uma oposição quase unânime contra a Lei das Sementes, é esperado que os Ministros acatem a resolução do PE.

 

A notícia vem numa altura em que a Campanha pelas Sementes Livres, a expressão portuguesa da luta pelas sementes tradicionais, vê o seu trabalho reconhecido com um prémio ambiental. Mas a sua luta e a de muitas dezenas de organizações na Europa e no mundo ainda não acabou: Mantêm-se as novas directivas europeias, passadas desde 2008, que já restringem as actividades de preservação de sementes e que em França por exemplo levam a multas de vários centenas de Euros para venda de sementes “não registadas”. Os tratados internacionais, como UPOV e ITPGFRA, também continuam a ameaçar os direitos dos agricultores, limitando as suas escolhas. E a Europa continua a conceder patentes sobre a vida, apesar da Convenção Europeia das patentes o proibir. Hoje em Munique foi entregue uma nova oposição contra uma patente europeia sobre um brócolo, concedida ao gigante Monsanto. A ONGA portuguesa GAIA também assina esta oposição jurídica que vem no seguimento daoposição ao pimento entregue em Fevereiro, e foi acompanhada de umapetição de perto de 40.000 assinaturas a apoiar o fim às patentes sobre a vida.

 



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br

Published: March 12, 2014



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved