home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

O Futuro do Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira


Brazil
April 29, 2014

A agropecuária brasileira construiu uma história de sucesso nos últimos 40 anos. Até os anos 1970, o crescimento da agropecuária era baseado na expansão das áreas de cultivo, pois convivia com baixos índices de produtividade. O investimento do Brasil em ciência e tecnologia e a presença de agricultores dinâmicos e competitivos mudaram essa realidade e fizeram do País um dos maiores produtores mundiais de alimentos, fibras e energias renováveis.

Entre 1970 e 2013, a produção brasileira de grãos teve uma expansão de quase oito vezes, resultante dos ganhos contínuos de produtividade, devidos à incorporação de novas tecnologias ao processo produtivo. Os produtores se beneficiaram. Os consumidores, também. Em 2013, cada trabalhador gastou com a cesta

básica cerca de metade do valor, em preços reais, que gastava em meados dos anos 1970. No período de 1994 a 2011, a cadeia de valor agropecuária (insumos, agropecuária, agroindústria e distribuição) respondeu, em média, por cerca de 24% do PIB do País.

A produção agropecuária tem hoje o desafio de continuar se desenvolvendo, de forma sustentável, em tempos de mudanças rápidas e rompimento de paradigmas. (...)

O sistema de pesquisa e inovação – integrado por uma rede de conhecimento que reúne organizações de todo o País – precisará estar preparado para responder a demandas por uma produção agropecuária cada vez mais complexa e exigente. Assim, identificar sinais de mudanças relevantes e fornecer informações que apoiem a tomada de decisão, dos setores público e privado, aumentando sua capacidade de responder às oportunidades e aos riscos que se apresentarem ao setor, é insumo crucial para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária no futuro. É esse o desafio do Agropensa, o Sistema de Inteligência

Estratégica da Embrapa.

O Agropensa, lançado em 2013, durante as comemorações dos 40 anos da Embrapa, é um sistema que opera em rede, visando à produção e à difusão de conhecimentos para apoiar a formulação de estratégias de pesquisa e desenvolvimento e inovação. (...)

Como primeiro grande resultado do Agropensa, foi produzido o documento Visão 2014–2034: o futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira. O estudo é resultado da construção coletiva, organizado a partir de análises, seminários e painéis com especialistas que envolveram mais de 200 profissionais de Unidades da Embrapa e de instituições parceiras, nacionais e internacionais, além de representantes das cadeias produtivas agropecuárias nacionais.

Trecho do texto de apresentação da publicação "Visão 2014–2034: O Futuro do Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira".

Para ler a publicação completa, clique aqui.
 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: April 29, 2014



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

12 books on plant breeding, classic, modern and fun
 

12 livres sur l'amélioration des plantes : classiques, modernes et amusants

 
 

The Triumph of Seeds

How Grains, Nuts, Kernels, Pulses, and Pips Conquered the Plant Kingdom and Shaped Human History

By Thor Hanson 

Basic Books

 
 

 

 

Hybrid
The History and Science of Plant Breeding
 

Noel Kingsbury
The University of Chicago Press

 

 
1997-2009 archive
of the FORUM section
.

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved