home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Forum Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

O melhoramento genético 


Brazil
February 17,2015

Desde que o homem se iniciou na arte da agricultura, há mais de 10 mil anos, o melhoramento genético é utilizado.

Mas afinal, o que é isso?

É uma seleção que aprimora e aumenta a produtividade dos seres vivos e acontece quando, por exemplo, uma planta é cruzada com outra da mesma espécie, que possua características desejadas, dando origem a uma nova geração que também será selecionada de acordo com os genes de interesse. Nesse tempo, as plantas obtidas são cruzadas novamente, e assim por diante, até surgir uma geração com todas as características desejadas, como maior resistência a pragas, mais nutrientes e mais produtividade.

Se você gosta de ciências, provavelmente se lembra das aulas sobre os experimentos de Mendel, considerado o pai da genética. Seu trabalho com cruzamentos de ervilhas é pioneiro no entendimento de como as plantas transferem suas características para os descendentes.

As plantas usadas para combinação podem ser da mesma linhagem, onde são classificadas como linhagens puras, ou de duas diferentes, dando origem a um híbrido. Nos tempos antigos, essa seleção, que hoje é artificial, acontecia de maneira intuitiva: se um agricultor desejasse ter uma flor maior que as demais, cruzava as duas maiores da mesma espécie. Mas se quisesse uma maior e mais bonita, cruzava a maior de uma linhagem e a mais bela de outra.

É importante mencionar que o melhoramento genético é diferente da tecnologia dos transgênicos. Ambos são seguros, mas o primeiro é feito por cruzamentos sucessivos entre indivíduos da mesma espécie, enquanto que as plantas genéticas têm genes transferidos de outras.

Hoje, essa técnica se sofisticou e são feitos mais de 10 mil cruzamentos para se chegar a um hibrido melhorado, que pode poder exemplo, ser mais resistentes a fungos ou a falta d’água.



More news from: Syngenta Brasil


Website: http://www.syngenta.com.br

Published: February 17, 2015



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved