home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Forum
Forum sources  
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Livro associa o legado de Darwin às soluções atuais da agricultura brasileira


Brazil
August 22, 2014

Divulgação -

Em 2009, comemorou-se os 200 anos de nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação do livro que mudou o olhar da ciência sobre a evolução humana: A origem das espécies. Nunca tal conteúdo manteve-se tão atual. Tanto é que o conhecimento sobre a evolução da vida na Terra encontra-se no âmago das pesquisas em genética, biotecnologia, morfologia, botânica, zoologia, fisiologia e de outros campos do conhecimento, inclusive na agricultura. É justamente nesse contexto que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está lançando, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro O legado de Darwin e a pesquisa agropecuária, obra com 339 páginas, dividida em 7 capítulos com a autoria de cientistas do campo da Ecologia e da Genética da Embrapa e da Universidade de Brasília (UnB).

"O livro foi pensado para atingir o público leigo interessado no desenvolvimento e no conhecimento da ciência, assim como para atualizar estudantes de segundo grau e de graduação nos temas básicos da evolução", destacam os editores José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante de Medeiros, ambos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF).

E é justamente por buscar alcançar um público diversificado que a obra possui dois capítulos introdutórios os quais abordam, inicialmente, a vida de Darwin, para, em seguida, retratar a história do pensamento evolutivo cujas origens se deram na Grécia antiga, passando pelos pensadores mulçumanos e cristãos; por Lamark (naturalista francês que personificou as ideias pré-darwinistas sobre a evolução); até chegar ao descobrimento do DNA e aos estudos em sociobiologia. Os autores da obra também criaram um glossário para os termos tratados no livro e dois encartes, um com a apresentação dos períodos geológicos da Terra e outro mostrando a evolução da vida.

Os capítulos seguintes apresentam a visão atualizada da Teoria da Síntese Evolutiva, discutindo os principais mecanismos de evolução, bem como as evidências existentes para a sua constatação. Outra parte do livro se dedica ao conhecimento atual sobre a formação e o desaparecimento das espécies, bem como as hipóteses atuais sobre a origem da vida na Terra, fazendo uma referência específica à atual biodiversidade do planeta.

Por último, e tão importante quanto os demais capítulos, a obra descreve as aplicações do conhecimento evolutivo na agricultura atual, apresentando ao leitor tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para o aumento da produção agrícola, para o controle biológico de pragas e para a conservação de recursos genéticos.

Na visão de José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante Medeiros, editores da publicação e cientistas apaixonados pelo legado de Darwin à ciência e à humanidade, "a sustentabilidade da produção agrícola pode ter suas bases também no conhecimento evolutivo, considerando que muitos desafios e problemas da produção agrícola intensiva, como a proliferação de doenças e patógenos, podem ser compreendidos e solucionados sob sua ótica".

Lançamento na Bienal do Livro de São Paulo
A primeira edição de O legado de Darwin e a pesquisa agropecuária será lançada no sábado (30/8), às 15h, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Livraria Embrapa (Rua C, estande 451), com a presença dos editores José Roberto Moreira e Marcelo Brilhante de Medeiros, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF). A Bienal A Bienal acontece no período de 22 a 31 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, situado na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Bairro Santana/SP.

A obra é uma parceria editorial entre a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e será vendida na Bienal de São Paulo, com desconto, saindo a R$ 30,00  e, posteriormente, comercializada pela Livraria Embrapa pelo site www.embrapa.br/livraria ao preço de R$ 45,00.



More solutions from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 22, 2014



SeedQuest does not necessarily endorse the factual analyses and opinions
presented on this Forum, nor can it verify their validity.


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved