home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Market Page

Market data
Market data sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Superintendência distribui sementes de leguminosas para bancos comunitários


Brazil
September 26, 2012

Neste mês de outubro, a Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS) iniciará o remanejamento de sementes crioulas de milho e de adubos verdes (leguminosas e forrageiras) entre os trinta e oito bancos comunitários de sementes criados a partir de 2008 no Estado. As sementes são distribuídas gratuitamente para grupos de produtores e instituições de ensino com vínculo agropecuário pelo Programa Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes (Programa PBCAV), fomentado pelo PROBIO e institucionalizado por meio da Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COAGRE/SDC/Mapa).

O programa de distribuição de sementes de leguminosas e forrageiras do Mapa visa fomentar a produção orgânica e agroecológica nos Estados parceiros. No Mato Grosso do Sul teve início em 2008 com a adesão de onze municípios, realizado em parceria com associações de produtores orgânicos (APOMS), Cooperativas, Prefeituras e Pastoral da Terra (SECAF).

Até 2010, o programa não obteve a consolidacão esperada pelos técnicos devido os produtores e as entidades e instituicões parceiras não entenderem muito bem a linha geral do programa de fomento e o sistema de gestão dos bancos de sementes. A partir de então, a DPDAG/SFA/MS realizou um diagnóstico a campo, nos principais bancos de sementes e resolveu criar medidas administrativas locais, na tentativa de dar continuidade as ações iniciadas e dar suporte para reerguer os bancos criados e fomentar novos.

O suporte esperado pelos bancos de sementes veio juntamente com a criação da primeira Estação Experimental de Adubos Verdes do País, no âmbito do Mapa, instalado na área do antigo IBC no município de Bandeirantes/MS. Em uma área de 3,0 hectares foram implantados, pelos Agentes de Atividades Agropecuárias da SFA, 17 campos experimentais de leguminosas e forrageiras consorciados com culturas anuais e perenes como: Uva, Café, Cana, Banana, Mandioca, Milho e Côco, além dos campos solteiros de leguminosas. As sementes utilizadas para implantação da Unidade Demonstrativa foram remanejadas de bancos em funcionamento, da Embrapa Pantanal, Embrapa Agropecuária Oeste e doações de empresas sensibilizadas pelo projeto como: Sementes Bonamigo e Sementes Boi Gordo de Campo Grande.

O trabalho da Unidade Demonstrativa de Bandeirantes foi fundamental para elevar o número de bancos comunitários de sementes, de onze para trinta e oito em apenas dois anos. Após reavaliação da gestão do estoque de sementes nos bancos a SFA/MS percebeu que nem todos estão ativos e cumprindo o seu papel social de promover o avanço da agricultura orgânica e agroecológica mediante a adoção de práticas conservacionistas de cultivo.

Em 2011 foram criadas mais quatro Unidades Demonstrativas de Adubos Verdes nas Escolas Família Agrícola (EFA’s) de Nova Alvorada do Sul e Itaquiraí, envolvendo mais de 140 alunos do curso de Técnico em Agropecuária. Nas unidades da UEMS em Aquidauana e Glória de Dourados, foram beneficiados mais de mil alunos dos Cursos de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal, além de mais 120 alunos do Curso de Técnico em Agropecuária do CERA/UEMS.

Na avaliação do técnico Valter Loeschner, Agente de Atividades Agropecuárias e Coordenador do projeto piloto de implantação de cinco unidades demonstrativas de adubos verdes no Mato Grosso do Sul, os entraves para o sucesso do programa de adubação verde no Estado, está fundamentado na falta de informacão técnica dos produtores sobre as vantagens do uso do sistema de produção e na falta de assistência técnica, aliado a grande necessidade dos produtores em alcançarem resultados rápidos. Segundo ele, a adubação verde precisa ser feita todos os anos e várias vezes ao ano, dependendo da disponibilidade de água e das espécies a serem utilizadas, com objetivo de lentamente promover a recuperação dos aspectos físi co, químico e biológico do solo, além de resultar na diminuição da população de nematóides parasitas que interferem diretamente no rendimento e produtividade das culturas de interesse econômico.

A meta defendida pelo Superintendente Orlando Baez e pelo chefe da DPDAG/SFA/MS, Celso Martins, é que até o final de 2014 sejam implantados 77 Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes no Estado, como forma de estimular a conversão da produção convencional para o sistema de produção orgânico e agroecológico, em assentamentos rurais, aldeias indígenas e pequenas propriedades da agricultura familiar de uma forma geral, minimizando de certa forma os efeitos agressivos do sistema tradicional para com o meio ambiente, contribuindo também para a ampliacão das áreas de agricultura com baixa emissão de carbono no Mato Grosso do Sul. (Fonte: DPDAG/SFA/MS)



More news from: Brazil, Government


Website: http://www.radiobras.gov.br

Published: September 26, 2012

 
 

Better Food Venture's
AgTech Landscape 2019

 

 

2019 THRIVE Top 50
landscape map

 

Concentration in Seed Markets - Potential Effects and Policy Responses

(OECD December 2018)
 

Visualizing Consolidation
in the Global Seed Industry
1996–2018

Seed Industry Structure
1996-2018

Phil Howard
Associate Professor
Michigan State University


 

2017 Seed Company Family Tree
Ccreated Septebmer 2017
by Robert Walsh
WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

Syngenta Brands Family Tree
Ccreated January 2017 by Robert Walsh, WaSoo Farm, Elk Point, South Dakota

 
Rabobank's
World Vegetable Map 2018

 

 


Archive of the MARKETS section

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved