home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Market Page

Market data
Market data sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
 

Brasil - Mercado de melões volta a crescer no Nordeste


Brasil
February 10, 2014

Preferência do consumidor por produtos premium motiva investimento por parte do produtor em sementes de alta qualidade

Antes cultivado com o objetivo de abastecer o mercado externo, principalmente o europeu, o melão de qualidade superior começa a ganhar destaque também no Brasil. A estabilidade financeira do País e a exigência do consumidor por frutas selecionadas está mudando a forma como o fruticultor trabalha o cultivo, desde a escolha das melhores sementes até a comercialização do produto.

Nos Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará, que de acordo com a Embrapa plantam uma área de 15 mil hectares e respondem por 90% da produção nacional, o cultivo do melão avança no aporte de tecnologias aplicadas nas lavouras, além de fomentar parcerias como a existente há uma década entre a Agrícola Famosa, de Icapuí, cidade cearense na divisa com o Rio Grande do Norte, e a Bayer CropScience.

Segundo o gerente da Agrícola Famosa, Luiz Barcelos, os frutos do trabalho conjunto resultaram em incremento de 30% nas exportações. O mais impressionante está no dado de que nos últimos cinco anos, a demanda no mercado interno cresceu 400% por melões selecionados. “É muito bom poder contar com um parceiro como a Bayer, que oferece não só produtos, mas soluções e caminhos para melhorarmos a qualidade e produtividade do que cultivamos”.

Para o especialista em Sementes de Melão da Bayer CropScience, Kligio Solon, o ponto alto da parceria está nas sementes da Nunhems, unidade de sementes hortícolas da Bayer CropScience. A Agrícola Famosa planta as três variedades da empresa disponíveis no mercado brasileiro – Amaregal e Yelogal, do tipo Gália e o Magisto, do tipo Cantaloupe Europeu.

“Essas três variedades de sementes têm um pós-colheita excelente, alta produtividade e apresentam resistência de até 25 dias após a colheita. A duração mais longa dessas frutas ajuda muito em viagens mais distantes, como para os centros de São Paulo e Rio de Janeiro, sem que o consumidor perca a excelente qualidade do fruto”, aponta Kligio.
 



More news from: Nunhems do Brasil


Website: http://www.nunhems.com.br

Published: February 10, 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved