home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Embrapa transfere técnicas de marcadores moleculares para pesquisa com algodão na Tanzânia


Brazil
11 de novembro de 2010

Variedades de algodão geradas pela Embrapa e progênies resultantes de cruzamentos com variedades da Tanzânia estão sendo testadas num projeto inédito de cooperação técnica. No Brasil, uma das pesquisadoras que lidera o projeto, Lúcia Hoffmann, diz que a cooperação visa também inserir o uso de marcadores moleculares no melhoramento de algodoeiros naquele país africano.

Hoffmann explica que foi montada uma parceria com a Universidade de Dar es Salaam, tendo como principal articuladora a Dra. Flora Ismail. “As pesquisas começaram através de um projeto que visava colaboração de países na área de biossegurança (GMO-ERA),coordenado no Brasil pela pesquisadora Eliana Fontes”, comenta a biotecnologista da Embrapa Algodão, que hoje trabalha no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Cerrado, em Goiânia (GO).

A pesquisadora brasileira diz que uma das ideias é ampliar o conhecimento sobre o Fusarium, a doença do algodoeiro mais importante na Tanzânia. “O projeto deve escolher uma praga, provavelmente Lepdoptera, para estudos ligados à resistência das plantas”, diz Lúcia. Ela comenta que um fator significativo para a aprovação do projeto foi sua condição de sustentabilidade, conferido pela solidez do programa de melhoramento do algodoeiro na Tanzânia, estabelecido a partir de 1930.

Segundo Hoffmann, um projeto anterior, Pró-Africa, financiado pelo CNPq, permitiu estender a colaboração para o Lake Zone Agricultural Research Development Institute (LZARDI) de Ukiriguru, braço do Ministério de Agricultura e Segurança Alimentar daquele país, que se localiza em Mwanza, ao lado do Lago Vitória.

“Este instituto é responsável pelo melhoramento genético do algodoeiro na Tanzânia, onde trabalha a melhorista Everina Lukonge. No desdobramento do projeto deve se estabelecer uma estreita colaboração entre Ukiriguru e a Universidade de Dar es Salaam”, acrescenta Lúcia. Ela observa que a prática do melhoramento genético na Tanzânia tem obtido sucesso pelo fato de que parte dos cotonicultores estejam cadastrados para colaborar na avaliação das variedades, o que pode facilitar a divulgação de possíveis variedades de algodão geradas pela parceria Brasil-Tanzânia.

“O conhecimento dos pesquisadores da Embrapa Algodão sobre as possibilidades efetivas da aplicação de marcadores moleculares no melhoramento e manejo de pragas deve ser importante para o sucesso do projeto, que posteriormente poderá ser estendido para outras culturas importantes na Tanzânia, como arroz, café e caju”, finaliza a pesquisadora.

O projeto terá início em janeiro de 2011, com dois anos de duração, financiamento da Africa Brazil Agriculture Inovation Marketplace da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Department for International Development (DIFID, do Reino Unido) e Banco Mundial, com previsão orçamentária de US$80 mil.

A equipe internacional envolvida conta, além de Flora Ismail e Everina Lukonge, com os biotecnologistas Godliving Mtui e Ken Hosea. E ainda, S. Lyantagaye e M.H.S Muruke.

Do lado brasileiro, além de Lúcia, participam do projeto os pesquisadores Camilo Lelis Morello, Flávio Rodrigo Gandolfi Benites, José Di Stefano, o entomologista José Ednilson Miranda, o fitopatologista Nelson Suassuna e o biotecnologista Paulo Augusto Vianna Barroso. Segundo Hoffmannm estão previstas duas visitas dos pesquisadores brasileiros à África e a vinda de dois pesquisadores tanzanianos ao Brasil, com datas a definir.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: November 11, 2010

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved