home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Tratamento e recobrimento é tema de abertura do Congresso Brasileiro de Sementes


Brazil
August 15, 2011

O pesquisador da Embrapa Soja, Ademir Assis Henning, ministrou a palestra de abertura no XVII Congresso Brasileiro de Sementes, realizado em Natal (RN) e reúne os principais agentes do setor. Henning apresentou as vantagens do tratamento e do recobrimento de sementes para a sustentabilidade do sistema de produção. O tratamento e o recobrimento de sementes são essenciais para a saúde das plantas. “A aplicação de fungicidas, inseticidas e polímeros melhora a cobertura e até a plantabilidade, pois a semente flui mais rapidamente”, afirmou Henning.

A economia de sementes por área plantada e de princípio ativo utilizados para o tratamento de sementes proporcionam melhoria na qualidade dos grãos colhidos e redução de resíduos e de custos. “Em mais de 95% da área plantada com soja no Brasil é utilizado o tratamento de sementes com fungicidas. A importância, mais do que tudo, é assegurar o estabelecimento da população inicial de plantas, especialmente se ocorrerem situações de estresse hídrico após a semeadura, o que é comum”, disse o pesquisador.

Além disso, o tratamento propicia a limpeza da semente, diminuindo o risco de transmitir fungos de doenças de uma região para outra. O pesquisador destaca a necessidade de se utilizar sementes de boa procedência, a fim de garantir a qualidade do cultivo. “Antes de mais nada, o produtor tem que adquirir semente certificada”, afirmou Henning.“É até permitido ao produtor usar a semente própria em sua área, porém com a utilização de sementes caseiras, sem tecnologia e tratamento adequado, os fungos e as doenças se proliferam. É preciso tomar cuidado com semente própria”, destacou.

Henning ressalta ainda a importância do desenvolvimento da indústria de equipamentos para a produção de sementes de qualidade. Entre os avanços tecnológicos, o pesquisador destaca a máquina de tratar sementes e o tratamento industrial. De acordo com Henning, esse processo evita a exposição do agricultor aos agentes químicos. “São máquinas que tem a possibilidade de tratar até treze toneladas de sementes por hora e limitam o contato com os produtos”, disse o pesquisador.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 15, 2011

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved