home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Ferrugem ataca lavouras de soja no Vale do Araguaia em Mato Grosso


Brazil
March 5, 2012

É alta a incidência de ferrugem da soja nas lavouras situadas na região do Vale do Araguaia do estado de Mato Grosso, em especial nos munícipios de Água Boa, Canarana e Querência. A constatação foi feita pelo pesquisador Fabiano Siqueri, da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, durante os Dias de Campo realizados na região.

Segundo Siqueri a situação é alarmante. “Esta é a safra com maior número de focos da doença no Araguaia”. O pesquisador diz que para amenizar os prejuízos que muitos agricultores terão, produtores e equipe devem redobrar a atenção e agir.

Redução do intervalo de aplicação, uso correto das doses de fungicidas e não uso isolado de triazóis são as três principais recomendações do pesquisador. Para Siqueri este não é o momento de economizar na aplicação, pois a perda com ferrugem é muito maior do que o valor do fungicida.

“Vale a pena aplicar. Uma aplicação salva mais que 40 quilos de soja (valor aproximado de uma aplicação por hectare). A ferrugem é muito traiçoeira. Com esta doença não se brinca. Ela não permite erros e nem espera para alastrar. A explosão do foco vai de 10% para 70% rapidamente na lavoura”, aponta Siqueri.

Esta situação das lavouras do Vale do Araguaia é confirmada pela secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana, Eliane Felten. A ferrugem chegou 15 dias mais cedo no município nesta safra em comparação ao ano passado e mesmo com os alertas feitos pelos técnicos da secretaria, muitos produtores não seguiram as recomendações.

“Fazemos um trabalho de acompanhamento durante toda a safra. Alertamos os produtores para a importância de fazer aplicação na hora certa. A responsabilidade de controlar a doença está nas mãos do produtor que deve usar todas as ferramentas disponíveis contra esta terrível doença”, destaca a secretária.

O pesquisador Siqueri e a secretária Felten são unanimes em recomendar ao produtor que ainda dá tempo de salvar boa parte da produção de soja, desde que as medidas de controle sejam tomadas no momento correto pelos produtores do Vale do Araguaia



More news from: Fundação MT


Website: http://www.fundacaomt.com.br/

Published: March 16, 2012

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2014 SeedQuest - All rights reserved 

 

 

  Portals
   
biologicals
and inoculants
   
crop
protection
   
data
management
   
Europe: 
The European Portal
   
intellectual property protection
   
marker-assisted
breeding
   
seed
biotechnologies
   
seed colorants
and polymers
   
seed enhancement
   
seed processing
equipment
   
seed
treatment
   
vegetable
seed