home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Embrapa apresenta cultivares adaptadas ao semiárido sergipano


Brazil
August 6, 2012

Os cerca de 50 agricultores familiares que compareceram ao dia de campo promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) na terça-feira (31), em Poço Redondo, no Alto Sertão Sergipano, viram de perto as Unidades de Demonstração (UDs) de girassol, algodão, milho, feijão e feijão-caupi (de corda) adaptados às condições do semiárido nordestino.

O dia de campo aconteceu no perímetro irrigado Jacaré-Curituba com agricultores familiares da região, entre assentados do perímetro e membros da Cooperativa Regional de Assentados de Reforma Agrária do Alto Sertão de Sergipe (Cooprase).

Os agentes de transferência de tecnologia da Embrapa apresentaram 18 cultivares de algodão, cerca de 90 cultivares de milho, 50 de feijão comum – também conhecido como de arranque, 10 variedades de feijão-caupi e 36 cultivares de girassol, sendo 18 para monocultura e 18 para cultivo em consórcio.

Embrapa apresenta cultivares adaptadas ao semiárido sergipano

O materiais foram desenvolvidos por diversas Unidades da Embrapa e são adaptados às condições de cultivos irrigados no sertão nordestino, com ciclo muito curto de produção.

De acordo com o engenheiro-agrônomo da Embrapa Tabuleiros Costeiros Hélio Wilson de Carvalho, que coordena as pesquisas de desenvolvimento de cultivares de diversas culturas para Sergipe, A região era considerada de alto risco de perda, por falta de chuva. “Exemplo disso está sendo este ano, em que a chuva não deixou colher nada em outras áreas. Hoje, com a instalação do sistema de irrigação, o risco de perda é zero, beneficiando 700 famílias de assentados", afirmou.

Tecnologias – O pesquisador ressaltou a importância de transferir tecnologias para produtores em regiões como o semiárido. "É muito importante o uso de tecnologia de produção, pois os produtores locais estão acostumados a trabalhar com plantio de sequeiro [sem irrigação]. Já com o plantio irrigado a tecnologia é outra e o produtor precisa conhecer e se adaptar a novas técnicas de manejo", complementou.

Hélio Wilson acrescenta ainda que com a irrigação, o produtor pode ter até três safras de milho ou até 2,5 safras de girassol por ano, se conduzir a lavoura com tecnologia correta. "Assim, uma plantação de dois hectares de milho, pode render o equivalente a seis", disse ele.

A Petrobras Biocombustíveis (PBio), da qual a Embrapa é parceira em programa de produção de biodiesel junto a agricultores familiares organizados em Sergipe, também participou do dia de campo. A estatal dá toda a assistência às associações e cooperativas familiares no plantio de culturas oleaginosas, como girassol, mamona e pinhão manso, e garante a compra da produção.

Participaram do dia de campo, também, representantes das prefeituras de cidades do Alto Sertão, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Incra, Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), MST, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf ).

Foto: Ivan Brscan



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 6, 2012

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved