home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Monsanto destaca benefícios da tecnologia INTACTA RR2 PRO na Parecis SuperAgro 2013


Brazil
April 12, 2013

Sojicultores mato-grossenses terão a oportunidade de conhecer os benefícios da nova soja, que proporciona tolerância ao glifosato, controle às principais lagartas e potencial aumento de produtividade

 

De 15 a 18 de abril, os visitantes da 6ª edição da Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis (MT), poderão conhecer de perto as vantagens da nova tecnologia de soja da Monsanto, a INTACTA RR2 PRO™, adaptada para o mercado brasileiro e desenvolvida ao longo dos últimos onze anos especificamente para o mercado brasileiro. A nova tecnologia foi testada por 500 agricultores de 275 municípios de todo o país na safra 2011/2012, número ampliado para mil produtores de 350 municípios na safra 2012/2013. No Mato Grosso, 202 agricultores em 42 municípios estão testando a tecnologia na atual safra, um aumento de 85% em relação à safra anterior.

O público que visitar a Parecis SuperAgro terá ainda a oportunidade de participar e conversar com representantes da Monsanto e agricultores que já testaram o produto em suas lavouras na safra 2011/12 e os que estão testando pela primeira vez na safra 2012/13. Assim, os sojicultores poderão se adiantar e entender melhor a tecnologia antes da comercialização no Brasil, que aguarda apenas a liberação comercial da China, principal importador da soja brasileira.

A Monsanto investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. A tecnologia INTACTA RR2 PRO™, por exemplo, alia três benefícios jamais vistos juntos: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas no mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção às principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready® (RR).

Além de ser eficaz contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja – lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros (Crocidosema aporema) – e lagarta das maçãs (Heliothis virescens), a tecnologia INTACTA RR2 PRO™ também exerce supressão à lagarta do tipo elasmo.

De acordo com Rafael Carmona, gerente de INTACTA RR2 PRO™, a tecnologia confere proteção contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja, reduzindo o número das pulverizações. “É muito importante que o agricultor consiga, cada vez mais, lançar mão do manejo integrado de pragas e essa nova tecnologia sem dúvida será muito útil ao manejo das lavouras em médio e longo prazos”, diz Carmona.

Produtor de soja há 32 anos em Primavera do Leste (MT), Fábio Busanelo foi um dos eleitos escolhidos para a segunda fase de experimentação da INTACTA RR2 PRO™. Para Busanelo, os benefícios da tecnologia contribuem de diversas formas. “No manejo, a nova soja ajuda na questão do maquinário. Agora só fazemos uma aplicação contra lagartas e, assim, economizamos. Se o conjunto todo é efetivo, temos maior produtividade”, avalia o produtor. A tecnologia também foi aprovada por Leandro Paludo, sojicultor de Sapezal (MT). “A INTACTA RR2 PRO™ nos torna mais competitivos pelo baixo custo e pela maior produtividade”, afirma Paludo.

Diogo Chiarelotto, sojicultor de Sinop (MT) que realizou o teste com a nova tecnologia de soja da Monsanto pela primeira vez, aponta a redução no números de aplicações de agroquímicos no controle de pragas. “As lagartas devoram as folhas de soja e, consequentemente, quebram diretamente a produtividade da cultura. Para controlá-las, trabalho com seis a sete aplicações de inseticidas. Mas com a INTACTA RR2 PRO™ não tive problemas com ataque de pragas. Economizei água, combustível de maquinário e reduzi o uso de defensivos agrícolas, além de ter percebido uma melhoria na estrutura da planta em relação às outras que tenho na lavoura”, avalia o sojicultor.

Chiarelotto calcula que o prejuízo com lagartas seja de 5% do total da área plantada. Com INTACTA RR2 PRO™, a realidade é outra. “A tecnologia INTACTA RR2 PRO™ será uma forma de elevar a produtividade no mundo sem aumento da área, já que ela proporciona uma gama de incrementos de simplificação de manejo, redução de custo e aumento de rendimento”.

Segundo o supervisor Comercial de INTACTA RR2 PRO™ no Mato Grosso, Diego Bortolini, ao visitar o estande de INTACTA RR2 PRO™ e o plantio nos plots de testes comparativos na Parecis SuperAgro 2013, os produtores poderão se antecipar e tirar dúvidas sobre a nova tecnologia de soja da Monsanto que já está aprovada no Brasil (desde 2010), nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Paraguai, Colômbia, México, Filipinas, Tailândia, Argentina, Uruguai, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e União Europeia.

 

 


 



More news from: Monsanto do Brasil


Website: http://www.monsanto.com.br

Published: April 12, 2013

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved