home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Mercado mundial apresenta cenário favorável para a cultura do gergelim


Brazil
June 6, 2013


Foto: Saulo Coelho

A grande demanda mundial por gergelim, associada a características como facilidade de cultivo e ampla adaptabilidade às condições de solo e clima do Nordeste fazem da oleaginosa uma cultura promissora para a região semiárida. Segundo a pesquisadora da Embrapa Algodão, Nair Arriel, o consumo de os grãos e subprodutos do gergelim encontra-se em plena expansão. “Em 30 anos, o consumo anual de gergelim no Brasil aumentou de mil toneladas para 10 mil toneladas e o Brasil importa em torno de 50% do que é consumido internamente”, afirmou. “É um mercado que movimenta em torno de 53 milhões de reais por ano”, completou.

Mundialmente, o consumo de produtos a base de gergelim também deu um salto significativo nas últimas décadas. “Nós temos uma excelente oportunidade de divisas a partir para exploração da cultura do gergelim, tendo em vista que nos últimos 40 anos a demanda mundial por produtos a base de gergelim cresceu 550%”, avaliou a pesquisadora.

Para apresentar as perspectivas dessa cultura, Nair Arriel, ministrou palestra para cerca de 40 técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), nesta terça-feira (4), em Natal. O objetivo foi promover a capacitação de multiplicadores envolvidos direta e indiretamente com a cultura.

Outras características que tornam a cultura viável para a agricultura familiar estão o ciclo o curto (três meses), o baixo uso de insumos, custo de produção, aplicação caseira e industrial.

Durante a exposição Nair Arriel abordou a situação atual e perspectivas do cultivo do gergelim no mundo e no Brasil (área cultivada, produtividade, principais regiões produtoras) e os principais avanços tecnológicos da pesquisa realizada na Embrapa Algodão em parceria com organizações estaduais de pesquisa, como a Emparn, e empresas de assistência técnica. Ao longo de mais de 25 anos essas instituições vêm conduzindo estudos técnico-científicos com a oleaginosa nas áreas de melhoramento genético, manejo cultural, ecofisiologia e tecnologia de alimentos.

A palestrante também apresentou várias tecnologias que foram geradas ou adaptadas para promover o fomento da cultura no Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Centro Oeste, tais como, cultivares, espaçamentos e configurações de plantio, consórcios, adubação, herbicidas, controle de pragas, máquinas simples para semeadura e desenvolvimento de receitas alternativas para confecção de produtos alimentícios.

Renda extra e segurança alimentar

Além de gerar mais um fonte de renda para os pequenos produtores, por meio do incentivo ao consórcio de gergelim com outras culturas, a Embrapa também visa inserir o gergelim na dieta das populações rurais, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar. A Empresa promove cursos para a elaboração de produtos alimentícios como pães, biscoitos, bolos, barras de cereal, entre outros, a partir da farinha de gergelim. “As equipes de melhoramento e de tecnologia de alimentos atuam em estreita colaboração, para obter cultivares com os melhores índices nutricionais e produtos que utilizem todo esse potencial na culinária e indústria”, disse a pesquisadora.


 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: June 6, 2013

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved