home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Cultivo da conciliação no Amapá tem participação da Embrapa


Brazil
June 17, 2013

Cultivo da conciliação no Amapá tem participação da Embrapa
Foto: Simone Pessoa

Fertilidade, beleza e felicidade – atributos relacionados à flor do girassol, que agora também ganhou o status de “cultivo de conciliação” por meio de uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP). No período de 17 a 22 de junho, a instituição realiza a 1ª Semana Estadual da Conciliação, em todas as Comarcas do estado do Amapá, e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma das instituições colaboradoras por meio da disponibilização de 500 pacotes de sementes de girassóis da cultivar BRS 323.

As sementes serão distribuídas durante as sessões das audiências conciliatórias. A BRS 323 é uma cultivar desenvolvida e adaptada pela Embrapa especialmente para as condições de clima e solo brasileiro. NA embalagem das sementes de girassóis, há orientações para o plantio. Por exemplo, a planta exige solo bem drenado e fértil e uso de esterco junto com o NPK (adubo composto de nitrogênio, fósforo e potássio), vendido em lojas de produtos agropecuários.

Outra observação da equipe técnica da Embrapa é de que basta usar duas sementes em cada cova, na profundidade de três centímetros. Além disso, é preciso regar todos os dias, mas sem encharcar o solo. Se todas as orientações foram seguidas a germinação acontecerá entre o terceiro e o quinto dia após o plantio e em torno de 50 dias estará formada a bela flor de girassol. “Para a Embrapa, é uma satisfação participar dessa iniciativa do Judiciário por meio de uma ação que simboliza o cultivo da conciliação. Repassamos sementes de girassóis que podem ser cultivadas em ambientes domésticos, para ornamentação de jardins. Além das recomendações técnicas, ninguém pode esquecer o cuidado e a atenção diária para que a floração não fique prejudicada", afirma o analista da Embrapa Amapá, Edyr Marinho Batista.

A solenidade de abertura da 1ª Semana Estadual da Conciliação acontece às 9 horas dessa segunda-feira, 17, no Fórum Desembargador Leal de Mira, em Macapá, com as presenças do presidente do TJAP, desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, e dirigentes de várias outras instituições. Essa iniciativa tem a importância de proporcionar o acesso qualificado à Justiça, sobretudo às pessoas que não têm a oportunidade de protagonizar a solução de suas disputas judiciais. Na fase de preparação, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, presidido pela juíza Sueli Pini, mobiliza a Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) e o Procon-AP para a conciliação pré-processual, a fim de incluir os processos na pauta da I Semana de Conciliação, que abrangerá todas as Varas Cíveis, de Família, Infância e Juventude e Juizados Especiais da capital e do interior, além das Secretarias do 2º Grau.

 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: June 17, 2013

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved