home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

ABCSEM e Prefeitura de Holambra firmarão parceria para implantação de Polo Tecnológico de Sementes, na Hortitec 2013


Brazil
June 18, 2013

Entidade nacional que congrega e representa 95% das empresas do setor sementeiro do país, ABCSEM contribuirá com sua expertise para a criação e o desenvolvimento do polo na cidade de Holambra (SP)

Há 43 anos atuando na defesa e representação dos setores de sementes e mudas da cadeia produtiva de Hortaliças, Flores e Ornamentais (HFO), a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) assinará um Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Holambra (SP) para a implantação de um Polo Tecnológico na cidade, voltado à tecnologia de sementes. A assinatura acontecerá na cidade, amanhã (19), às 15h, durante a Hortitec 2013, a mais importante feira de horticultura da América Latina, que já está em sua 20ª edição. Na ocasião, o prefeito Fernando Fiori de Godoy e o presidente da Câmara de Vereadores de Holambra, Petrus Bartholomeus Weel, firmarão parceria com a ABCSEM, representada por seu presidente, Luis Eduardo Rodrigues, e pelo secretário executivo da entidade, Marcelo Pacotte.

A parceria tem por objeto a cooperação técnica, científica, educacional, cultural e institucional, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos para estruturação e implantação do Polo Tecnológico. “Atualmente a ABCSEM conta com associados na maioria dos estados e congrega 95% das empresas de comércio, pesquisa, melhoramento genético e produção de sementes de hortaliças com atuação no Brasil, por isso, poderá contribuir muito com sua expertise mercadológica e institucional para a fundação e projeção do Polo”, afirma Luis Eduardo Rodrigues.

A cooperação se dará por meio do intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas; realização de cursos, programas e eventos de interesse comum às partes; estruturação de ações que visem o desenvolvimento conjunto de projetos e programas relacionados ao Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.

Cursos e Treinamentos

Para suprir os gargalos de informações sobre o setor e com o objetivo de promover sua maior integração e projeção entre os produtores e profissionais da área, a entidade desenvolve cursos, palestras, treinamentos e demais eventos sobre legislação, produção e mercado de sementes e mudas. Também realiza projetos e ações com diversos órgãos da administração pública, fóruns setoriais e outras associações, além de parcerias e acordos de cooperação técnica com entidades públicas e privadas, o que facilita uma discussão aprofundada dos entraves e desafios vividos pelos associados, bem como pelo setor em geral. Para este ano estão previstos seis eventos relacionados aos viveiristas, à tecnologia de sementes, legislação e trânsito internacional de material de propagação, que acontecerão em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Vale ressaltar ainda que a associação também está apoiando os eventos de capacitação e o ciclo de palestras que acontecerão na Hortitec 2013, em parceria com a Flortec.

Incentivo ao Consumo de Hortaliças

Com o objetivo de contribuir para a prevenção de diversas doenças crônicas associadas à alimentação, a ABCSEM também apoia o Programa “5 ao Dia” e promoverá sua difusão por meio da distribuição de material informativo durante a Hortitec 2013. Um projeto mundial que tem como objetivo melhorar a saúde das pessoas por meio do consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas, legumes e verduras (FLV). O “5 ao Dia” é uma realidade em mais de 30 países, sendo a estratégia de promoção do consumo de FLV mais reconhecida no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMC), o ideal de consumo destes alimentos deve ser de 400 g/dia (5 porções), mas a média dos brasileiros – 60 kg por pessoa ao ano – ainda está bastante inferior ao índice de países da Europa e Ásia, por exemplo, cujo consumo é de 100 kg por pessoa ao ano.
 



More news from: ABCSEM - Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas *


Website: http://www.abcsem.com.br/site/index.html

Published: June 18, 2013

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved