home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Nunhems apresenta novas variedades de alfaces com fácil desfolheamento


Brazil
August 21, 2013

A Nunhems, unidade de sementes vegetais da Bayer CropScience, lança no mercado brasileiro a linha de alface MultiLeafs, projeto global da companhia para hortaliças minimamente processadas, composta das variedades MultiBlond 3, MultiGreen 3 e RedFlash. O destaque deste produto está em oferecer fácil desmenbramento, no qual as folhas são separadas em um único corte, além de oferecer aspecto visual atrativo e sabores diferenciados.

A alface é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil, com aquisição domiciliar per capita anual de aproximadamente 1,006 kg e área ocupada para cultivo de 90,7 mil hectares, segundo dados da Embrapa. As variedades crespa, lisa e americana representam mais de 85% da produção nacional, especialmente por serem as mais consumidas.

De acordo com Viniciuis Bueno, gerente de vendas da Nunhems, além das características visuais, do aproveitamento pós-colheita e a facilidade no manuseio, o produto oferece diferenciais ao agricultor devido à possibilidade de maior valorização do metro quadadro da área cultivada, pois a linha Multileafs é recomendada para plantio em espaçamento mais adensado (20x20 ou 15x15), o que aumenta em até 50% o número de pés da verdura por hectare, maximizando assim a mão de obra e consequentemente a rentabilidade do produtor.

Vinicius enfatiza ainda que as novas variedades podem ser cultivadas em Hidroponia, campo aberto ou em túnel. Para o consumidor, os grandes atrativos estão nos sabores diferenciados e no melhor aproveitamento da hortaliça, já que ela tem maior durabilidade nas gôndolas ou na geladeira do que as alfaces convencionais.

Outro pronto destacado pelo gerente de vendas da Nunhems, é que um dos grandes desafios enfrentados pelo produtor de alface é o controle de algumas das principais doença da cultura, especialmente o Míldio, causada pelo fungo oomiceto Bremia lactucaemildio, que pode atacar em todas as fases de desenvolvimento da planta e causar a destruição completa do pé.

Vinicius esclarece que a linha Multileaf é composta por semestes híbridas, melhoradas geneticamente, de forma a propiciar a resistência genética a quase todas as raças deste fungo, e que este genotipo diferenciado garante, ainda, melhor manejo sanitário e menor custo de produção. “Ainda assim, é preciso ficar atento às outras doenças que causam danos econômicos no cultivo da hortaliça, como os vírus Mosaico e Vira-Cabeça, os fungos Podridão de Esclerotinia, Queima da Saia, Septoriose e Cercosporiose, além das bactérias Mancha Bacteriana e Podridão Mole”.

 

Alfaces Multileafs

A MultiBlond 3 é uma mini alface Crespa Lollo Bionda, de coloração verde clara e resistência ao míldio das raças 1 a 27, uma das principais doenças da cultura. Na fase adulta, produz cerca de 30 folhas totalmente repicadas, o que permite seu total desfolhamento com apenas um corte. É de fácil higienização e aceita muito bem a colheita mecanizada. Seu sabor é muito suave e suas folhas, crocantes.

Na mesma linha de processoamento, a MultiGreen 3 também é de prático desfolhamento e higienização. É uma mini alface de cor verde escura no formato Oak Leaf que, na fase adulta, produz cerca de 22 folhas completamente repicadas e sabor mais doce e suave. Além de ser um material precoce, esta variedade também tem resistência ao míldio das raças 1 a 26.

Já a RedFlash tem como diferencial sua cor extremamente roxa, de brilho intenso. Apesar de ser uma alface baby, forma 12 folhas em sua fase adulta, com textura grossa e crocante e sabor suave, aumentando ainda mais seu prazo de validade nas prateleiras. Assim como as outras vairedades da linha Multleafs, a RedFlash tem resistência ao míldio das raças 1 a 27.

 

Sobre a Nunhems

O negócio de sementes de vegetais da Bayer CropScience opera sob a marca Nunhems, especialista global em genética vegetal e serviços. Como parte de um grupo global de equipes integradas, a Nunhems constrói relacionamentos únicos com o cliente e compartilha produtos, conceitos e conhecimentos especializados com o setor de produção de horticultura, profissional e com a cadeia de abastecimento. O portfólio da Nunhems consiste em 28 variedades de hortaliças, incluindo as principais variedades de cenoura, pepino, alface, melão, cebola, pimenta, tomate e melancia. Com mais de 1,8 mil colaboradores, a Nunhems está presente em todas as áreas importantes da produção vegetal no mundo.

 

Sobre a Bayer CropScience

A Bayer é uma empresa global, com suas principais atividades concentradas nas áreas de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. Este ano, a empresa comemora 150 anos de trabalho dedicados a cumprir sua missão "Bayer: Ciência para uma Vida Melhor". A Bayer CropScience, subgrupo da Bayer AG e responsável pelo negócio agrícola, tem vendas anuais de EUR 8,4 bilhões (2012), sendo uma das principais empresas mundiais de ciências e inovação nas áreas de sementes e traits, proteção de cultivos, além de soluções para o controle de pragas não-agrícolas. A empresa oferece uma excelente gama de produtos, incluindo sementes de alto valor, soluções inovadoras para a proteção de cultivos e baseadas em modos de ação químicos e biológicos, bem como extensivos serviços de apoio para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável. Na área de produtos não-agrícolas, a Bayer CropScience tem um amplo portfólio de produtos e serviços para o controle de pragas, que abrangem desde aplicações de casa e jardim até para o segmento de reflorestamento. A empresa conta com uma força de trabalho global de mais de 20.800 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com 117 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de 1,5 mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse nosso site: www.bayercropscience.com.br e nosso canal no YouTube: www.youtube.com/BayerCropScienceB

 



More news from:
    . Nunhems
    . Nunhems do Brasil


Website: http://www.nunhems.nl

Published: August 21, 2013

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2014 SeedQuest - All rights reserved 

 
  Portals
   
biologicals
and inoculants
   
crop
protection
   
data
management
   
Europe: 
The
European Portal
   
intellectual property protection
   
marker-assisted
breeding
   
  seed
biotechnologies
   
seed colorants
and polymers
   
  seed enhancement
   
seed processing
equipment
   
seed
treatment
   
vegetable
seed