home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Embrapa Soja promove mais uma edição do curso DIACOM: Tetrazólio e Patologia de Sementes


Brazil
November 28, 2013

A fim de apresentar tecnologias adequadas para avaliar corretamente a qualidade das sementes de soja e identificar as causas de descarte de seus lotes devido à baixa germinação no teste de laboratório, a Embrapa Soja promove de 25 a 29 de novembro de 2013 o 59° Curso Diacom Tetrazólio e Patologia de Sementes de Soja.

O Diagnóstico Completo (DIACOM), com o teste de tetrazólio e o teste de patologia de sementes, permite identificar as causas dos problemas de qualidade na semente de soja, ao nível de laboratório de análise. O teste de tetrazólio permite conhecer a viabilidade e o vigor da semente sem as interferências do processo de infecção causado por patógenos que a acompanham. O teste de patologia de sementes, através do método do papel-de-filtro umedecido, permite identificar os principais fungos que interferem no teste padrão de germinação. Através do DIACOM, é possível evitar o descarte de lotes cujas causas de baixa qualidade no teste de germinação sejam Phomopsis sojae e Fusarium semitectum. Outro aspecto importante é a possibilidade de identificação dos patógenos importantes para a qualidade da semente, permitindo a seleção do(s) fungicidas mais adequado(s) para o seu tratamento.

O curso é ministrado pelos pesquisadores Ademir Assis Henning, Fernando Augusto Henning, Francisco Carlos Krzyzanowski, Irineu Lorini e José de Barros França Neto, da Embrapa Soja. Tem duração de 37 horas, sendo 32 horas de atividade prática em laboratório. É dirigido aos profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes. A programação teórica abrange conhecimentos básicos a respeito das metodologias dos testes, bem como informações recentes sobre tecnologia de produção de semente de soja e avaliação da qualidade e tratamento de sementes.

Informações: Embrapa Soja

O CURSO

59° Curso Diacom Tetrazólio e Patologia de Sementes de Soja
25 a 29 de novembro de 2013

Informações: Fone: (43) 3025-5223 ou E-mail: diacom@fbeventos.com

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira
08h - 12h / 13h30 - 18h

DIACOM
O teste de tetrazólio permite conhecer a viabilidade e o vigor da semente sem as interferências do processo de infecção causado por patógenos que a acompanham.

O teste de patologia de sementes, através do método do papel-de-filtro umedecido, permite identificar os principais fungos que interferem no teste padrão de germinação.

As informações fornecidas por estes dois testes permitem o Diagnóstico Completo (DIACOM) da(s) causa(s) do(s) problema(s) de qualidade na semente de soja, ao nível de laboratório de análise. Assim, através do DIACOM, é possível evitar o descarte de lotes cujas causas de baixa qualidade no teste de germinação sejam Phomopsis sojae e Fusarium semitectum. Outro aspecto importante é a possibilidade de identificação dos patógenos importantes para a qualidade da semente, permitindo a seleção do(s) fungicidas mais adequado(s) para o seu tratamento.

Objetivo: apresentar tecnologia adequada para avaliar corretamente a qualidade das sementes de soja e identificar as causas de descarte de seus lotes devido à baixa germinação no teste de laboratório. Os participantes do curso terão acesso a conhecimentos gerais suficientes que permitam realizar o teste de tetrazólio e patologia de sementes, com qualidade e precisão.

Carga horária: 37h, sendo 32 horas de atividade prática em laboratório.

Duração: 5 dias.

Público alvo: profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes.

Metodologia: nas práticas de laboratório em tetrazólio serão apresetados conhecimentos que permitam aos alunos identificar danos mecânicos, térmicos, deterioração por umidade ou causados por percevejo além de estimular os níveis de vigor e potencial de germinação. Nas práticas de patolgia de sementes haverá treinamento quanto à instalação, condução e avaliação do teste de sanidade em soja, permitindo a identificação das estruturas dos principais patógenos da semente: Phomopsis sp., Fusarium spp., Colletotrichum truncatum e Aspergillus spp.

A programação teórica abrangerá conhecimentos básicos a respeito das metodologias dos testes, bem como informações recentes sobre tecnologia de produção de semente de soja e avaliação da qualidade e tratamento de sementes.
 



More news from:
    . ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes
    . EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.abrates.org.br/portal/index.php

Published: November 28, 2013

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved