home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Conhecer fisiologia de sementes é desafio para profissionais da indústria


Londrina, Brazil
November 29, 2013

III fisio 2

A fim de melhorar a qualidade das sementes produzidas no país, representantes da indústria de sementes, de laboratórios, de cooperativas, de empresas de armazenamento e logística, estudantes e pesquisadores devem conhecer os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no interior de uma semente. Desvendar o comportamento dos componentes da semente durante os processos de embebição, de germinação, do desenvolvimento das plântulas, além de compreender as deficiências de ordem fisiológica que caracterizam suas anormalidades, são desafios apresentados no III Curso de Fisiologia de Sementes, que será realizado no auditório do Crystal Palace Hotel, em Londrina (PR), entre os dias 17 e 21 de março de 2014.

Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), o curso permite um aprofundamento nos processos de formação, desenvolvimento, maturação e deterioração (envelhecimento) da semente, bem como os fatores que os afetam. Isso possibilita identificar com maior precisão possíveis problemas, suas causas e a tomada de decisões para solucioná-los.

A formação tem como base o livro “Fisiologia de Sementes” de autoria do professor Júlio Marcos Filho (Universidade de São Paulo/ Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), um dos palestrantes do curso. De acordo com Julio: “sem conhecer a fisiologia de sementes, não se tem bases para produzir, processar, armazenar, nem avaliar a qualidade das sementes. Enfim, o profissional fica sem ação para produzir e comercializar sementes de alta qualidade”.

Também ministram o curso a professora Denise Cunha Fernandes dos Santos Dias, (Universidade Federal de Viçosa) e os pesquisadores Cláudio José Barbedo (Instituto de Botânica de São Paulo), Francisco Carlos Krzyzanowski (Embrapa Soja) e José de Barros França Neto (Embrapa Soja).

Serão abordados: princípios fisiológicos dos principais testes de vigor, como os de Envelhecimento Acelerado, Deterioração Controlada, Teste de Frio, Germinação a Baixa Temperatura, Comprimento de Plântula, Classificação do Vigor de Plântulas, Peso de Matéria Seca, Teste de Tetrazólio. Também serão abordados os principais processos que causam a dormência das sementes, bem como os métodos de sua superação. Os conceitos de sementes ortodóxicas e recalcitrantes serão amplamente apresentados.


O curso abrange a a teoria das formas e do conteúdo de água na semente e suas interações com a longevidade durante o armazenamento, bem como seus efeitos nos processos de aeração e secagem, visando preservar seu potencial fisiológico.
Informações e inscrições no site. As vagas são limitadas.
 



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br

Published: December 6, 2013

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved