home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Dia de campo discute potencial de mercado para o arroz com tipo de grão especial


Brazil
April 16, 2014


Da esq. p/dir.; Massimo Biloni (SAPISE), Maria Oséias (Ruzene) e José Colombari (Embrapa)

A Embrapa Arroz e Feijão apoiou o evento de arroz realizado pela Empresa Arroz Preto Ruzene, no dia 20 de março, em Guaratinguetá-SP. O dia de campo “Arroz: Pesquisa, Lavoura e Gastronomia” teve o objetivo de estimular o intercâmbio de tecnologia na orizicultura, fortalecer parcerias locais, nacionais e internacionais, assim como legitimar a região do Vale do Paraíba, como referência na produção de arrozes especiais.

O evento contou com a palestra técnica do pesquisador Dr. José Manoel Colombari Filho sobre o tema Produtividade e Qualidade, que lidera a pesquisa com arrozes especiais na Embrapa. Na oportunidade, o pesquisador também abordou sobre as futuras cultivares de arroz irrigado que serão lançadas nos próximos anos com recomendação para o estado de São Paulo, tanto para o arroz branco polido, quanto para os tipos especiais de pericarpo vermelho e de baixo teor de amilose para culinária japonesa.

O dia de campo destacou ainda a importância da parceria com a CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, para a condução dos ensaios de VCU (Valor de Cultivo e Uso) nesse Estado, apoiado pela empresa Ruzene e pelos produtores da região, junto à COOPAVALPA - Cooperativa dos Produtores de Arroz do Vale do Paraíba.

Na ocasião, houve também palestras ministradas por Chicão Ruzene (Diretor do Arroz Preto Ruzene); Maurício Caliman (Responsável Técnico do laboratório TECLA); Vanor Puchalski (Engenheiro Agrônomo - AgroNorte); Massimo Biloni (Diretor e Pesquisador da SAPISE - Sardo Piemontese Sementi, Itália); e pela área de Crédito Rural da Caixa Econômica Federal. Destaque para a presença do renomado Chefe Alex Atala, que abordou temas relacionados à criatividade e à inovação brasileira na gastronomia, valorizando o produto regional.

No evento, também foi realizada visita técnica monitorada ao campo, onde cultivares e linhagens-elite do Programa de Melhoramento de Arroz da Embrapa (MelhorArroz) puderam ser observados por todos ospresentes.

O evento contou o patrocínio de relevantes instituições como Arroz Camil, Arroz Fantástico, Broto Legal Alimentos, Guacira Alimentos, Valtra Tratores, Dolomia, Produquímica e Caixa Econômica Federal, além de outros apoios técnicos como da ATÁ, Retratos do Gosto, Agronorte, Sapise-Itália, CATI/Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e do Centro Universitário Senac - Campos do Jordão, cujos alunos foram responsáveis pela confraternização de encerramento com a elaboração de um cardápio com os variados tipos de arroz.

Cabe ressaltar que a demanda por arroz de tipos especiais é cada vez maior por consumidores que buscam por inovações atribuídas por novos formatos e novas sensações organolépticas pela combinação de cores, sabores, aromas e texturas do grão. Para isso, pagam um preço diferenciado pelo produto de maior valor agregado, o que faz da produção dos tipos especiais uma atividade com elevado potencial para fortalecer o papel dos pequenos produtores e de parceiros potenciais.

Se por um lado, no plano nacional, a realidade acaba conferindo ao arroz especial o caráter de um produto agrícola tipicamente de segmentos de mercado, por outro, a mesma diversidade de tipos pode funcionar como uma oportunidade para o Brasil aproveitar mercados externos diferenciados.

Somado ao aspecto econômico, a produção de tipos especiais de arroz também está diretamente associada à sustentabilidade da orizicultura e à segurança alimentar, social e ambiental, considerando-se a possibilidade de redução ou eliminação de insumos químicos sintéticos, como agrotóxicos e adubos nitrogenados, bem como levando-se em conta o uso racional de insumos naturais como a água e o solo, uma vez que os arrozes especiais estarão relacionados à adoção de sistemas de produção ecologicamente sustentáveis.
 



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: April 16, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved