home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Coleção Nuclear de Feijão Comum é compartilhada com a pesquisa agropecuária nacional


Brazil
July 22, 2014

Edino Ferreira da Silva/IAPAR - Flávio Breseghello (Chefe Geral da Embrapa Arroz e Feijão) e Florindo Dalberto (Presidente do IAPAR) durante a entrega da Coleção Nuclear de Feijão
Flávio Breseghello (Chefe Geral da Embrapa Arroz e Feijão) e Florindo Dalberto (Presidente do IAPAR) durante a entrega da Coleção Nuclear de Feijão

O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) recebeu 506 amostras de sementes da Coleção Nuclear de Feijão da Embrapa (CONFE), em cerimônia realizada no dia 22 de julho, durante a abertura do 11o. Congresso Nacional de Pesquisa de Feijão (Conafe), evento que acontece até o próximo dia 24 de julho no Centro de Eventos, em Londrina (PR).

A CONFE é um conjunto de amostras de sementes de feijão que representa grande parte da variabilidade genética do acervo da Embrapa Arroz e Feijão. As 506 amostras são possuidoras de maior potencial para geração de cultivares mais adaptadas, produtivas e com maior resistência a pragas, doenças e outras características agronômicas.

As amostras presentes na CONFE foram selecionadas, por meio de avaliação morfo-agronômica e de análise molecular ao longo de cinco anos, dentro de um total de 16 mil amostras. Estas últimas constituem o patrimônio genético das sementes de feijão reunido pela Embrapa desde meados da década de 1970 e que estão guardadas no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Empresa, em Santo Antônio de Goiás (GO).

A CONFE é importante porque disponibiliza variabilidade para ampliar a base genética em busca de novas cultivares, o que confere mais eficiência ao trabalho do melhoramento genético de plantas e, dessa forma, por fim, beneficia os agricultores brasileiros.

Segundo o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Jaison de Oliveira, um dos responsáveis pela montagem da CONFE, esse trabalho não possui precedente no Brasil, para a espécie de feijão, Phaseolus vulgaris, que abrange os grãos consumidos pelo brasileiro, isto é, o feijão carioca, preto, mulatinho, roxinho e jalo, dentre outros. O que existe em outros centros de pesquisa, como o Centro Internacional para a Agricultura Tropical (CIAT/Colômbia), são coleções que envolvem várias espécies de feijão.

Um outro aspecto importante, informado pelo pesquisador Jaison de Oliveira, é que 383 amostras de sementes da CONFE são de variedades tradicionais coletadas em vários estados brasileiros. Com isso, as comunidades de agricultores que, porventura venham a perder suas sementes, poderão recorrer ao acervo da CONFE para repor a diversidade genética de feijão presente em sua região.

A exemplo da cessão da CONFE ao IAPAR, a Embrapa Arroz e Feijão coloca à disposição esse acervo para outras instituições de pesquisa parceiras no Brasil que possuam programas de melhoramento genético com a cultura do feijão comum.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: July 22, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved