home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Congresso Brasileiro de Fitopatologia debate segurança alimentar


Brazil
August 15, 2014

Cláudia Godoy - Doenças em soja
Doenças em soja - Foto: Cláudia Godoy

Produção agrícola com qualidade, sustentabilidade e segurança alimentar vão nortear os debates do 47º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, que acontece de 17 a 22 de agosto, no Centro de Eventos, de Londrina (PR). Pesquisadores do Brasil e do exterior promovem reflexões sobre como as inovações podem permitir que a agricultura supra a demanda mundial de alimentos, enfrentando a ameaça de doenças com tecnologias apropriadas e obtendo maior rendimento por área cultivada.

Cerca de mil pessoas, entre pesquisadores, técnicos, professores e estudantes de vários estados brasileiros e países da Europa, América Latina e do Norte, vão participar do evento. A promoção é da Sociedade Brasileira de Fitopatologia e realização da Universidade Estadual de londrina (UEL), Embrapa Soja e Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).  

 A produção das lavouras brasileiras tem reflexos no mundo inteiro. "Os problemas causados por doenças podem interferir no fornecimento de alimentos em outros países", diz Marcelo Canteri, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e presidente da comissão organizadora do evento. Ele afirma também que as doenças das plantas afetam diretamente a economia dos países.

Este é justamente o tema da palestra de abertura do evento, marcada para a segunda-feira, dia 18, às 9 horas. O pesquisador Xiao Bing Yang, da Universidade de Iowa (EUA), fala sobre "Os impactos da economia globalizada na segurança alimentar e o papel dos fitopatologistas nas Américas do Sul e do Norte". O tema também será tratado na quinta-feira, dia 21, na palestra "Impactos econômicos e sociais das doenças em plantas", com o pesquisador Anderson Galvão, da CELERES.

Também estão entre as prioridades da pesquisa, tecnologias para o manejo adequado e sustentável dos produtos químicos e a integração de ferramentas agrometeorológicas, geotecnológicas e computacionais para o manejo de doenças , além dos alertas fitossanitários. Os temas fazem parte da programação do evento.

A relação entre doenças de plantas e saúde humana também será tratada. É o tema do médico e pesquisador Henry Thompson, da Escola de Saúde Pública do Colorado (EUA), que fala na quarta-feira, dia 20, às 9 horas. Thompson é especialista em cancerologia e vai falar sobre a relação entre o consumo de alimentos e a incidência de doenças. Falará sobre componentes de alguns alimentos, como tomate e feijão, que podem prevenir o aparecimento de enfermidades. Mesas-redondas vão discutir o efeito de micotoxinas na segurança alimentar e na saúde humana.

O manejo das doenças na agricultura orgânica e o uso da homeopatia também serão tratados em mesas-redondas.

A sustentabilidade da fruticultura brasileira também será destaque, com debates sobre doenças emergentes. Da programação ainda consta espaço para discussão da HLB, que ameaça a citricultura; do cancro bacteriano, um risco à vitivinicultura; e do cancro europeu, que ocorre nas macieiras.

O bioterrorismo será tratado em mesa-redonda no primeiro dia, às 10h30. Especialistas vão falar sobre ações de pessoas ou grupos que podem deliberadamente atingir e prejudicar a produção agrícola. Participam do debate o pesquisador Michael Boehm, da Universidade de Ohio (EUA), e Gonçalo Guimarães Pereira, da UNICAMP, que fala sobre a vassoura de bruxa, que atacou lavouras de cacau na Bahia.

A união de pesquisadores e instituições e os resultados alcançados na solução de problemas fitopatológicos terá espaço no evento. Os ensaios cooperativos de fungicidas serão discutidos em mesa-redonda, na terça-feira, dia 19, a partir das 10h30.

Simpósio

O mofo branco, doença que ameaça lavouras de soja, feijão e diversas olerícolas, é tema de um simpósio que acontece na quinta-feira, dia 21 à tarde e na sexta-feira, dia 22. De grande importância para o setor, o mofo branco vai reunir especialistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Empresa Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Embrapa Arroz e Feijão.

Na extensa programação ainda estão programados cinco minicursos, com especialistas de diversas instituições, que acontecem na quinta-feira, dia 21, das 14 às 18 horas. Haverá também sessão pôster e apresentação oral de trabalhos.

Minicursos - Quinta-Feira 21/08 – 14h às 18h

Manejo de doenças da soja

Meta-análise na fitopatologia

Identificação e manejo de nematoides em sistemas produtivos no Brasil

Introdução ao programa estatístico R para análises em fitopatologia

Macrofotografia aplicada à fitopatologia

O evento tem o apoio da UEM, UEPG, UFPR, UNICENTRO, FACULDADE INGÁ, UNIFIL, UNOPAR, UNIOESTE, UENP e Londrina Convention & Visitors Bureau.

Outras informações no site: www.cbfito2014.com.br

47º Congresso Brasileiro de Fitopatologia



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 15, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved