home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Participação de agricultores é destaque no Congresso Brasileiro de Mamona


Brazil
August 18, 2014

Edna Santos - Plenária de encerramento do VI Congresso Brasileiro de Mamona e III Simpósio Internacional de Oleaginosas, que aconteceram de 12 a 15 a de agosto, em Fortaleza
Plenária de encerramento do VI Congresso Brasileiro de Mamona e III Simpósio Internacional de Oleaginosas, que aconteceram de 12 a 15 a de agosto, em Fortaleza

Uma grande oportunidade de interagir e trazer informações novas sobre o cultivo da mamona e de outras oleaginosas. Essa foi a avaliação do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão, Liv Soares Severino, sobre o VI Congresso Brasileiro de Mamona e III Simpósio Internacional de Oleaginosas, que aconteceram de 12 a 15 a de agosto, em Fortaleza. "Um dos méritos dessa edição é que tivemos uma grande participação dos agricultores vindos de diversos estados do Nordeste para interagir conosco", declarou durante a plenária de encerramento.

Representando os estudantes, o bolsista Pablo França, destacou que o evento é essencial para complementar a formação acadêmica e promover a aproximação com o agricultor. "O congresso nos aproxima do produtor rural, isso é uma oportunidade que não temos na universidade", disse.

O secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Antônio Rodrigues de Amorim, ressaltou a evolução da cadeia produtiva da mamona e a necessidade de inserir o pequeno produtor nesse processo. "Vimos que foi desenvolvida uma máquina para colher mamona em grande escala, mas também é possível adaptar o equipamento para o pequeno produtor", afirmou.

O agricultor Osmar Alves Ribeiro, de Boa Viagem, CE agradeceu a oportunidade de poder participar do evento e conclamou a todas as instituições das três esferas do poder a trabalharem juntas para que as políticas públicas possam chegar até o pequeno produtor.

Os eventos contaram com cerca de 600 participantes entre agricultores, estudantes, pesquisadores. Ao todo, foram 245 trabalhos inscritos, sendo 56 apresentações orais e 189 trabalhos em banner.

Durante a plenária, foi realizada a premiação dos melhores trabalhos técnico-científicos. Em primeiro lugar, ficou a apresentação oral sobre Destoxificação da torta de mamona por diferentes soluções de óxido de cálcio, de Tibério Sousa Feitosa. O segundo lugar foi para o Desenvolvimento de um deslintador térmico de sementes de algodão, de Pablo França, e o terceiro, para Seletividade e eficácia de herbicidas na cultura da mamoneira para o controle de ciperáceas, do pesquisador da Embrapa Algodão, Augusto Costa.
 
O tradicional anúncio da próxima cidade sede do evento será realizado posteriormente, pois vários estados se candidataram para sediar o congresso.

Máquinas e equipamentos para agricultura familiar

A escassez de mão de obra é um dos principais gargalos da cultura da mamona, especialmente, nas etapas da colheita e do beneficiamento. Com o objetivo de apresentar as tecnologias disponíveis para a mamona e outras oleaginosas, o último dia do evento contou com uma exposição de máquinas e equipamentos para agricultura familiar, desenvolvidos pela Embrapa, por empresas parceiras e pelos próprios produtores.

Entre os equipamentos apresentados estavam: semeadora de mamona, distribuidor de fertilizante, plantadeira de gergelim, máquina para separar as impurezas das sementes de mamona, máquina descascadora de mamona, arado escarificador para preparo do solo, roçadeira manual motorizada para reduzir plantas daninhas, descascadora de amendoim, miniusina itinerante de beneficiamento do algodão, semeadora e adubadora à tração animal para plantio direto.

O agricultor José Luís Soares, de Monsenhor Tabosa, CE, afirmou que descascar a semente de mamona manualmente é muito cansativo. "O pessoal às vezes prefere plantar outra coisa porque é um trabalho muito pesado", contou.

Para presidente da Cooperativa Agroindustrial do Compartimento da Borborema –COOPAIB, da Paraíba, Ricardo Albuquerque, o uso de equipamentos para processar a semente de mamona, além de trazer mais agilidade, agrega valor ao produto. "As máquinas substituem a mão de obra deficiente e o produtor ganha mais tempo e qualidade de vida", disse.

Produção de mamona na região centro-sul do Brasil

A última conferência do congresso abordou a temática da Produção de mamona na região centro-sul do Brasil, com palestra do pesquisador da Universidade Estadual Paulista – Unesp, Maurício Dutra Zanotto. Ele apresentou resultados de estudos sobre a cultura da mamona no Cerrado em condições de "safrinha" com o milho e para a redução do porte da planta para permitir a colheita mecanizada. "Um dos desafios era a colheitadeira e esse desafio está praticamente superado", afirmou.

Segundo ele, os nematoides são outro grande desafio de quem cultiva no Cerrado, mas a mamona se mostrou resistente aos parasitas. "Na mesma área em que foi plantado algodão e mamona, foram encontrados 1.445 nematoides no algodão e apenas dois na mamona. Isso está animando bastante os produtores", disse Zanotto.

O pesquisador observou ainda que a produtividade da soja foi maior onde foi plantada a mamona, em função do aumento da atividade radicular.

Outro estudo promissor para a cultura é o programa de melhoramento de híbridos que já teria obtido produtividades de até 4.000 quilos por hectare em condições experimentais.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 18, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved