home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Logística e mercado são temas do último encontro dos Futuros Produtores do Brasil


Brazil
August 25, 2014

Jovens visitam Porto de Santos

Considerado o mais importante da América Latina, o Porto de Santos é o destino de 58% das exportações de soja de Mato Grosso e 57% de milho, conforme levantamento da Agroconsult. Para chegar até lá pelo modal rodoviário, a produção de grãos do Estado percorre uma distância média de 2.180 km. A logística é um dos principais desafios do agronegócio mato-grossense e para compreender a dinâmica das exportações e importações e de como funciona o mercado de commodities agrícolas, 25 jovens participantes do projeto Futuros Produtores do Brasil estiveram no Porto de Santos, no terminal da ADM e na bolsa de valores de São Paulo BM&F Bovespa na última semana.

O Porto de Santos é responsável por um quarto da balança comercial brasileira, sendo o grande escoador da produção agroindustrial de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Inicialmente, o desenvolvimento do porto foi impulsionado pelas exportações de café, mas hoje é considerado o maior exportador de açúcar e suco de laranja do mundo, com destaque também para a soja, álcool, automóveis e produtos industrializados em geral.

São mais de 60 berços de atracação ao longo de seus 13 km de cais e múltiplos terminais especializados para carga geral, containers e graneis sólidos e líquidos. Até 2024, o porto projeta uma demanda máxima de 230 milhões de toneladas de produtos.

Em 2013, Mato Grosso exportou 19,3 milhões de toneladas de produtos por Santos, entre eles cereais, grãos, carnes, algodão, bebidas e outros, totalizando US$ 8,6 bilhões. De janeiro a julho de 2014, o volume exportado correspondeu a 9,7 milhões de toneladas (US$ 5,06 bilhões), conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O jovem Vinicios Botura ficou surpreso com a infraestrutura portuária. “Achei muito legal entender a distribuição desde a nossa produção na fazenda até o momento de exportar. A gente viu como funciona o armazenamento, os navios, todo o processo. Uma realidade totalmente diferente do que eu tinha noção”, avaliou.

Para o diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Walter Valverde, o encontro foi excelente. “A gente quis mostrar para os jovens entenderem do começo ao fim da produção. A produção ocorre na propriedade rural, mas eles precisam entender também como se faz a comercialização e o escoamento para o exterior”.

O projeto Futuros Produtores do Brasil é desenvolvido pela Famato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) com o apoio dos Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto. A finalidade é despertar nos jovens, filhos de produtores rurais, o interesse e a paixão pelo agronegócio, além de formar novas lideranças do setor.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto, que cumpriu seu objetivo de reforçar nesse grupo de jovens mato-grossenses o compromisso com a produção agrícola e a continuidade do trabalho histórico de suas famílias nesse estado fundamental para o agronegócio brasileiro", comenta Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto.

BM&F Bovespa – Além do porto, os jovens conheceram um pouco sobre como funcionam as ações e o mercado de venda de commodities durante visita a uma das cinco maiores bolsas de valores do mundo: a BM&F Bovespa. O objetivo desta visita foi mostrar aos futuros produtores que o produtor rural também precisa entender sobre o mercado para saber o melhor momento para comercializar a produção, pois é possível vender commodities tanto por meio das tradings como pela bolsa de valores.

“O encontro foi de extrema importância para mim e para o grupo, para o nosso conhecimento não ficar concentrado apenas no campo. Foi muito interessante entender como funciona o mercado de ações e negócios”, opinou a jovem Carolina Frozza.

Este foi o quarto e último encontro desta turma do projeto Futuros Produtores do Brasil. Além do porto e da bolsa de valores, o grupo conheceu a o Mercado Municipal de São Paulo, a Sociedade Rural Brasileira (SRB) e o Museu do Café, um dos principais pontos turísticos de Santos, instalado no edifício histórico da antiga Bolsa Oficial de Café.

Para saber mais sobre o projeto e ver os registros fotográficos deste encontro acesse www.facebook.com/futurosprodutoresdobrasil.



More news from: Monsanto do Brasil


Website: http://www.monsanto.com.br

Published: August 26, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved