home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Projeto promove ações de capacitação para produtores do Pará


Brazil
August 27, 2014

Henrique Carvalho -
Foto: Henrique Carvalho

As cidades de Belém (capital) e Altamira serão os destinos, em períodos alternados entre os meses de agosto e dezembro de 2014, de pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), que atuarão em ações de capacitação relacionadas à produção de hortaliças, previstas no projeto "Transferência e Validação de Tecnologias para o Desenvolvimento da Olericultura na Região Metropolitana de Belém e Municípios de Altamira e Tomé-Açu", construído pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), em parceria com a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF).

De acordo com o agrônomo Italo Lüdke, da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, as atividades envolvem, na realidade, duas propostas de trabalho inter-relacionadas e que se complementam: a primeira, desenvolvida a partir de problemas de contaminação - química e biológica - verificados na produção de folhosas (alface, coentro, chicória e jambu, por exemplo) produzidas na região metropolitana de Belém. "Esse tipo de problema provocou, inclusive, a intervenção do Ministério Público do Pará e a ameaça de uma possível interdição da comercialização", explica Lüdke. Como desdobramentos, ele destaca a elaboração de projeto submetido e aprovado no MP4 da Embrapa e o acordo de parceria entre as Unidades Hortaliças e Amazônia Oriental, Emater-PA, UFRA, UFPA Campus Altamira, IFPA Campus Castanhal, Sagri e Adepará para realização de cursos de capacitação ancorados em Boas Práticas Agrícolas (BPA). "A ideia é transferir tecnologia de produção seguindo os preceitos das BPA para que se reduza o risco de contaminação", aponta o agrônomo.

Com o projeto em andamento, mais uma demanda, dessa vez da Norte Energia, empresa consorciada responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu, na região de Altamira. O reassentamento dos moradores das áreas ribeirinhas, em razão das obras, provocou discussões em torno da necessidade de serem implementadas iniciativas sustentáveis, visando a segurança alimentar dos produtores atingidos pela construção da barragem. Com a produção de hortaliças na pauta e a consequente participação da Unidade na definição de estratégias, um programa focado no atendimento dessa questão uniu  diversas instituições - pesquisa,  ensino, extensão rural, prefeituras e cooperativas, entre outras – em planos de ação conjuntos a partir dessa perspectiva.

Conforme o agrônomo, o acordo com contrato firmado em outubro de 2013 entre a Embrapa Amazônia Oriental, a Embrapa Hortaliças e a empresa Norte Energia ampliou as ações de transferência de tecnologia para os produtores de Belém e de Altamira. "Nessas cidades, as atividades foram expandidas, já que além de o projeto do MP4 contemplar cursos de capacitação para produção de mudas, manejo do solo, adubação, irrigação e manejo de pragas e doenças, o contrato estabelecido com a Norte Energia prevê a implantação de Unidades Demonstrativas e de Observação para produção de materiais desenvolvidos pela pesquisa e adaptáveis às condições edafoclimáticas da região", anota Lüdke.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: August 27, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved