home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Tecnologia da BASF auxilia sojicultor paranaense a alcançar produtividade de 117,3 sacas/ha


São Paulo, Brasil
10 de setembro de 2014 

  • Alexandre Seitz, de Guarapuava (PR), foi o campeão nacional do Prêmio CESB na safra 2013/14
  • Matheus Eduardo Tochetto, vencedor pela região Centro-Oeste, também beneficiou-se da técnica e obteve produtividade 109,9 sacas/ha
  • Sistema AgCelence® Soja foi a ferramenta de manejo da empresa que contribuiu para este resultado

A nova proposta do Sistema AgCelence® Soja, a partir da inclusão do fungicida Orkestra™ SC desde o final do ano passado foi a tecnologia de manejo utilizada pelo campeão nacional do Desafio de Máxima Produtividade de Soja na safra 2013/14. Foram alcançadas pelo agricultor 117,3 sacas por hectare, ultrapassando o recorde de produtividade da edição anterior do prêmio, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), e também pelo campeão da região Centro-Oeste, que obteve 109,9 sacas por hectare.

Desde que foi lançado pela BASF em 2010, o sistema – totalmente desenvolvido no Brasil e caracterizado pelo uso sequencial e integrado de três produtos -  já foi utilizado em mais de 150 milhões de hectares de plantação da oleaginosa no país, possibilitando recordes de produtividade em função do uso da molécula F500 (piraclostrobina) presente em todos os produtos que compõem a  tecnologia. O modelo proposto pela empresa combina práticas que vão desde o plantio até a colheita. Já na fase inicial é possível perceber maior vigor e desenvolvimento das plantas. Na fase intermediária elas estão mais verdes, com mais folhas e ramos. No terceiro estágio, o reprodutivo, há um alto nível de sanidade e a planta terá mais vagens e grãos.

 “Essa nova etapa do Sistema AgCelence® Soja permite melhores resultados, tanto em termos de produtividade como no amplo espectro de controle de doenças em consequência do uso de Orkestra™ SC. O fungicida sistêmico pertence ao grupo das carboxamidas e tem maior concentração da molécula F500, além  “efeito blindagem” que protege a planta por mais tempo“, afirma Nilson Caldas,  gerente do Departamento de Marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil.

Para que Alexandre Seitz - campeão nacional do prêmio - tenha conseguido produzir 117,3 sacas/ha, o agricultor de Guarapuava (PR) utilizou-se de um conjunto de práticas, dentre as quais: o uso de cultivares de alto potencial produtivo, reforço na adubação nitrogenada com suplementação foliar, estande de plantio bem distribuído e espaçamento reduzido aliado a técnicas de agricultura de precisão e uso do Sistema AgCelence® Soja. De acordo com informações do CESB, a produtividade obtida por Seitz é mais do que o dobro da média nacional, que é em torno de 50 sacas por hectare. “O uso da tecnologia da BASF, alidado às demais técnicas, foi essencial para alcançarmos essa marca“, argumenta Seitz.

“O resultado do Sistema AgCelence® Soja com o Orkestra™ SC foi excelente. Por isso, utilizarei o modelo de manejo  em 100% de minha plantação na próxima safra“, afirma Matheus Eduardo Tochetto, de Campo Grande (MS), vencedor do prêmio CESB pela região Centro-Oeste e segunda melhor produtividade nacional.

Sobre o Sistema AgCelence® Soja – O Sistema promove o controle fitossanitário das principais pragas iniciais e doenças da soja e tem em sua composição o ingrediente ativo F500 que permite melhor uso da  água, luz e nutrientes e, com isso, melhora a eficiência da planta, tornando-a mais produtiva. Fazem parte do sistema o inseticida e fungicida Standak® Top, responsável pela proteção contra importantes  pragas e doenças das sementes e plântulas; o fungicida Opera®, que atua na inibição da germinação dos esporos da planta; e o Orkestra™ SC - a primeira carboxamida lançada no mercado, com amplo espectro de controle de importantes doenças e  “efeito blindagem”, que protege a planta por mais tempo.

Restrição no Estado do Paraná:

Orkestra SC, Standak Top, Opera estão devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob os números 08813, 01209, 08601, respectivamente.



More news from: BASF Brasil


Website: http://www.basf.com.br

Published: September 10, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved