home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Universidade Federal da Grande Dourados confirma primeira ocorrência de ferrugem asiática nesta safra de soja em MS


Brazil
October 2, 2014

UFGD confirma primeira ocorrência de ferrugem asiática nesta safra de soja em MS
A doença é uma das que mais causam prejuízo aos produtores 

Entre as pragas e doenças que podem atingir as plantações de soja, uma das situações que mais preocupa produtores é a disseminação da ferrugem asiática. Essa é um dos males que mais causa prejuízo na produtividade das lavouras.
 
Conforme explica o professor Bruno Cezar Alvaro Pontim, da UFGD, a ferrugem asiática da soja é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Na época de entressafra, o fungo sobrevive em plantas de soja que nascem por acaso ou em outros hospedeiros, pois é incapaz de se manter vivo na palhada.
 
Por isso, além de monitorar as lavouras de soja, é importante que haja uma atenção com relação a plantas que nascem em beira de estrada ou em meio a outros cultivos – chamadas também de plantas guaxas.
 
Há cerca de 10 dias, o formando do curso de Agronomia da UFGD e estagiário do Laboratório de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia, Paulo Henrique do Nascimento, encontrou e coletou uma planta de soja em área urbana da cidade de Dourados para levar à Clínica de Doença de Plantas da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD).
 
Após análise em microscópio estereoscópio e em microscópio ótico, foi confirmada a primeira ocorrência de ferrugem asiática na safra 2014/2015 no estado do Mato Grosso do Sul.
 
A ocorrência da doença em plantas voluntárias já foi registrada em safras anteriores. É um indicativo de que o fungo que causa a doença teve boas condições de sobrevivência, propiciadas por um inverno mais ameno. Os produtores e os técnicos deverão ficar atentos para a doença na safra 2014/2015. Ela é plenamente controlável com um bom acompanhamento das lavouras, sendo que os técnicos dispõem de ferramentas eficazes para seu controle.
 
O Laboratório de Microbiologia Agrícola e Fitopatologia da FCA, onde funciona a Clínica de Doenças de Plantas, está à disposição (067- 3410-2385) de produtores e técnicos para auxiliar na identificação e confirmação de ocorrência de doenças tanto da soja, quanto de outras culturas.​


More news from: Universidade Federal da Grande Dourados


Website: http://www.ufgd.edu.br/pagina-inicial

Published: October 2, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved