home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Brasil - Trigo em alerta contra a ferrugem da raça Ug99


Brazil
October 13, 2014

A raça Ug99 do fungo Puccina graminis tritici, causadora da ferrugem do caule, é atualmente o maior desafio da produção de trigo no mundo. Descoberta em Uganda em 1999, a Ug99 rapidamente se espalhou pela Etiópia, Kenya, Oriente Médio e sul da Ásia. As correntes de vento vindas da África do Sul deixam em estado de alerta pesquisadores que indicam a Região Sul do Brasil como possível caminho para a entrada da doença no Continente Americano.

Atualmente, 90% do trigo plantado no mundo tem uma mesma base genética para resistir à ferrugem, o gene Sr31. A nova raça de ferrugem Ug99 é capaz de infectar de forma agressiva e matar plantas de trigo que possuem o gene Sr31.

Em 2013, a Ug99 dizimou mais de 10 mil hectares de uma variedade popular de trigo no sul da Etiópia, a cultivar Digalu, que era a mais plantada justamente pela resistência a outras cepas de ferrugem do trigo. As perdas chegaram a 70%.

Estudos recentes envolvendo modelos matemáticos que consideraram a trajetória e a velocidade de ventos indicaram a Austrália e a Índia como regiões de risco iminente à disseminação da Ug99. O estudo, conduzido por pesquisadores dos Departamentos de Fitopatologia e Meteorologia da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA), revelou também que, no período entre 1998 e 2007, durante 16 dias a cada mês, as condições foram altamente favoráveis ao transporte de esporos viáveis de ferrugens oriundos do Continente Africano e à sua deposição no Hemisfério Oeste (mais especificamente, na América do Sul).

Diante deste cenário, apesar de ainda não ter sido registrada no continente americano, países como Uruguai, Brasil, Argentina, Estados Unidos e Canadá estão em estado de alerta para o risco de entrada do fungo nas Américas. A principal porta de entrada do Ug99 seria o Brasil, especificamente o sul do país, região que concentra a produção nacional de trigo, que está geograficamente alinhada ao local da mais recente detecção da Ug99 no Hemisfério Leste, a África do Sul próximo ao paralelo 30oS. 

Até o momento, poucos genótipos aliam resistência à doença e características agronômicas superiores, sendo que a caracterização e a futura incorporação dessa resistência em variedades comerciais ainda constitui um desafio.

Vanguarda brasileira

A Embrapa Trigo está conduzindo o projeto de pesquisa "Ferrugens do trigo no Brasil: vigiando o ingresso da raça Ug99 no Continente Americano e buscando genes de resistência efetivos".  A proposta tem como finalidade monitorar as populações dos patógenos causadores de ferrugens na cultura do trigo no Brasil, mantendo especial vigilância sobre a ocorrência de ferrugem do colmo e sobre o possível ingresso da raça Ug99 no país. A identificação de genes de resistência já descritos e a prospecção de novos genes de resistência às ferrugens do trigo em genótipos brasileiros de trigo também são alvo da proposta.

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Embrapa, UFRGS, UFPEL, UNICENTRO, IAPAR, COODETEC, CCGL Tec, UEMS, SETREM, CIMMYT (Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo, no México) e o AAFC (Agriculture and Agri-food Canadá), além da interação com o BRGI (Borlaug Global Rust Initiative), iniciativa global com mais de mil cientistas que está rastreando a migração da Ug99 no mundo. O resultado desta integração busca a obtenção de estratégias sustentáveis de manejo das ferrugens balizadas pelo contexto ambiental e epidemiológico em que ambos, patógeno e hospedeiro estão inseridos.

Evento internacional

Como parte da mobilização mundial no combate a Ug99, o Brasil vai sediar o "II Workshop sobre monitoramento da raça Ug99 na América do Sul e melhoramento do trigo para resistência", evento que vai reunir os maiores especialistas da área para discutir estratégias de monitoramento e compartilhar novas descobertas na genética para a resistência.

O evento acontece de 8 a 10 de outubro, na UFRGS, em Porto Alegre, RS, com inscrições gratuitas até o dia 01/10, limitadas a 80 participantes.

A promoção e da UFRGS, Embrapa Trigo, BGRI, Universidade de Cornell, CNPq e AAFC.

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: October 13, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved