home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Indústria avalia trigo gaúcho


Brazil
November 3, 2014

Giovani Castoldi - Grupo em visita à Embrapa Trigo
Grupo em visita à Embrapa Trigo 

Um grupo de representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Trigo – Abitrigo está em visita a instituições e empresas de melhoramento de trigo no Rio Grande do Sul, no período de 3 a 5 de novembro, para discutir problemas e perspectivas do trigo gaúcho. A visita começou com a apresentação das principais pesquisas conduzidas pela Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS.

"Só existe triticultura no Brasil por causa da pesquisa", declarou o assessor institucional da Abitrigo, Reino Pécala Rae, na abertura do encontro com os gestores da Embrapa Trigo e 13 associados da Abitrigo. Segundo ele, o objetivo do "Giro Gaúcho" é discutir os problemas enfrentados pela triticultura gaúcha e as soluções esperadas para um horizonte próximo. O roteiro conta, além da Embrapa Trigo, com visita a OR Sementes, Biotrigo, Fundacep, DNA, Cotrijal e Sementes Roos. "Queremos ouvir obtentores e empresas de melhoramento, mas também as percepções do setor produtivo, através de cooperativas e produtores", esclarece Rae.

Na palestra do Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, Adão Acosta, foi possível visualizar o potencial de crescimento para o trigo no Rio Grande do Sul: a área atual, em 2014, é de 982 mil hectares, mas a área potencial pode chegar aos 1.881 mil hectares. "Possuímos área e tecnologia para produzir o suficiente para suprir a demanda brasileira de trigo, mas os entraves ainda estão na governança e unicidade nos padrões de classificação comercial, garantindo estabilidade no preço, liquidez e qualidade da produção", avalia Acosta.

A Embrapa Trigo apontou as oportunidades e ameaças para o trigo gaúcho: oportunidades – área disponível, tecnologia, mão-de-obra, exportações; ameaças – chuva e umidade, doenças (giberela e brusone), germinação na espiga, geada tardia, baixa liquidez, distância dos mercados consumidores e proximidade com concorrentes (países produtores no Mercosul). "Entendemos as ameaças como desafios para a pesquisa, mas somente serão passíveis de solução num futuro próximo com a interação entre o complexo produtivo", finaliza Adão Acosta.

Participaram do encontro representantes da indústria: Moinho Estrela, Alimentos Dallas, Grande Moinho Cearense, Tondo S.A, Belarina Alimentos, Moinhos Galópolis, Cotriguaçu, Bunge Alimentos e Abitrigo.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: November 3, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved