home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Vem aí: curso de Formação de Coletores de Sementes Florestais


Brazil
November 4, 2014

Formação de Coletores de Sementes Florestais Nativas

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr) promove, em parceira com a MVertical Soluções em Altura, mais um Curso para Formação de Coletores de Sementes Florestais Nativas. A extensão universitária é vinculada à disciplina Sementes, Mudas e Viveiros Florestais. A 4ª edição será na UTFPR/DV, em Dois Vizinhos (PR), de 16 a 20 de março de 2015.

O curso tem duração de 40 horas. Atende à legislação em vigor e é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De acordo com o Decreto nº 5.153, de 23/07/2004, para ser profissionalmente um Coletor de Sementes, a pessoa precisa ter a qualificação técnica de instituição reconhecida e se credenciar junto ao MAPA.

Escalada
A técnica de escalada segura permite ao profissional trabalhar também em outras áreas tecnológicas de prestação de serviços ou pesquisa, como coleta de material botânico e de insetos, construção de plataforma para estudos no dossel, estudos e coleta de plantas epífitas e de animais, além de estudos de fenologia, biologia reprodutiva e polinização controlada e ainda, na determinação do volume de madeiras por meio da cubagem rigorosa em espécies arbóreas de alto porte.

Os objetivos  do curso são estimular a adoção de modernas tecnologias em sementes florestais nativas e de escalada segura em árvores altas, ampliar a oferta de emprego no setor florestal, com destaque para a escalada em árvores muito altas, como pinheiros, cedros, canjeranas, louro-pardos, açoita-cavalos, e perobas com mais de 25 metros de altura.

Peroba
De acordo com os organizadores do curso, as sementes da Peroba precisam ser coletadas diretamente das árvores porque se dispersam pelo vento quando maduras. Adequadamente coletadas e manejadas, poderão ser utilizadas na produção de mudas que serão empregadas em programas de restauração ambiental em especial do Estado do Paraná, onde a peroba se encontra ameaçada de extinção.

Informações: florestal@mvertical.com.br



More news from: ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes


Website: http://www.abrates.org.br/portal/index.php

Published: November 4, 2014

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved