home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Monsanto leva ao Showtec Maracaju tecnologias associadas a serviços e soluções para o rendimento das lavouras - Refúgio Estruturado, aplicativos para gestão de resultados no campo e soluções integradas serão os destaques da Monsanto em 2015


Brazil
January 20, 2015

O Showtec Maracaju chega a 19ª edição em um ano em que recordes são esperados na produção de grãos em Mato Grosso do Sul.  De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 15,7 milhões de toneladas de grãos é o volume estimado para o estado na safra 2014/2015. A Monsanto marcará presença no evento sul-mato-grossense deste ano com suas tecnologias recém lançadas expostas em simulações de campo e um estande com dinâmicas educativas que priorizarão conceitos de boas práticas agrícolas com palestras de variados temas e orientações, por exemplo, sobre a adoção das áreas de Refúgio Estruturado.

O produtor que visitar o estande da Monsanto na feira encontrará um espaço exclusivo chamado “Canto do Refúgio”, onde especialistas estarão à disposição para esclarecer dúvidas e orientar os produtores sobre a implantação destas áreas. Para facilitar a visualização, o visitante contará com a maquete de uma fazenda onde poderá arquitetar a melhor disposição do plantio das Áreas de Refúgio.

O plantio de refúgio em áreas cultivadas com sementes que contêm tecnologias Bt, resistentes a pragas, previne a seleção de insetos e traz benefícios ao agricultor no manejo de pragas. Cada tecnologia Bt proporciona níveis específicos de controle de diferentes pragas e são posicionadas de acordo com as características dos genes ou combinação deles presentes nos produtos. Isto é feito com base em resultados de criteriosos estudos científicos desenvolvidos antes do seu lançamento comercial.

 Para aproveitar ao máximo os benefícios que as tecnologias transgênicas trazem à lavoura, o produtor deve estar atento às boas práticas agrícolas. De acordo com o gerente de Regulamentação da Monsanto, Renato Carvalho, a preservação e a sustentabilidade das tecnologias dependem do cumprimento das recomendações de Manejo de Resistência de Insetos (MRI), que incluem a adoção das áreas de refúgio estruturado, garantindo a eficácia e a longevidade da tecnologia. “As boas práticas agrícolas incluem ainda a dessecação antecipada, o monitoramento da área, a rotação de culturas e outras opções de controle”, explica o gerente da Monsanto.

Na mesma maquete o produtor poderá conferir os benefícios econômicos gerados pela melhoria dos aspectos ambientais e sociais em seu negócio. Será possível visualizar e mensurar o custo da não conformidade quando não se cumpre a legislação vigente. Para orientar o agricultor neste aspecto a Monsanto acaba de lançar o seu Manual de Boas Práticas Socioambientais para o Agronegócio. Elaborado com o auxílio de especialistas em boas práticas socioambientais, o manual reúne informações sobre a sustentabilidade na cadeia de produção de alimentos, fibras e energia.

Outro destaque da Monsanto em 2015 são os resultados de um serviço inédito aplicado à rotina de produtores e técnicos da Monsanto, o Projeto MyOffice, sistema operado por meio de uma ferramenta móvel, pioneira no mercado agrícola, que permite o detalhamento dos recursos da propriedade agrícola à distância auxiliando o gerenciamento de atividades. O aplicativo identifica as necessidades e particularidades dos processos de produção por meio de georeferrenciamento e análise de dados. A partir disso, é possível à Monsanto oferecer soluções como  aquisição de sementes, compra de defensivos e fertilizantes, além de outras ações que envolvem a rotina dos negócios de seus clientes no campo.

O aplicativo otimiza ainda o trabalho das equipes de funcionários que trabalham no campo facilitando processos. “Diariamente, os representantes de campo verificam no My Office as atividades pendentes no planejamento semanal, ele permite que as equipes administrem melhor o dia, aumentando a eficiência operacional das ações”, relatou  Max Fernandes, gerente de Efetividade de Vendas da Monsanto.

 “Neste primeiro ano de utilização do My Office foi possível perceber que ele nos dá um suporte, principalmente no acerto da escolha do material a ser plantado em nossa região.  Com a continuidade do uso deste serviço, eu acredito que poderemos explorar ao máximo o potencial da tecnologia que plantamos”, contou Alisson Fornari, produtor de milho e soja de Piraí do Sul (PR).

Durante todos os dias de evento os visitantes da feira poderão participar de palestras com especialistas que abordarão de forma dinâmica, assuntos referentes à rotina dos produtores e dúvidas frequentes sobre manejo das lavouras. Serão 5 mesas redondas diárias abertas para os produtores. Não é necessário pré-inscrição. Os temas serão:

  • A importância da raiz para cultura do milho;
  • Refugio e Manejo Integrado de Pragas;
  • Manejo de Plantas daninhas;
  • Manejo Integrado de pragas da cultura da soja;
  • Desafios da Sustentabilidade no agronegócio;

Além das dinâmicas, a Monsanto apresenta os resultados e rendimentos que as suas tecnologias e produtos recém lançados para as culturas do milho, soja, algodão e proteção de cultivos oferecem ao produtor. “O retorno produtivo é o principal benefício para os produtores que investem e tem apostado em nossas tecnologias”, afirmou o diretor de marketing da Monsanto Leonardo Bastos.

No espaço da empresa na feira simulações de campo estarão expostas para que os visitantes enxerguem o potencial oferecido pela tecnologia às culturas. Estarão em ênfase:

PROTEÇÃO DE CULTIVOS 

A área de Proteção de Cultivos da Monsanto apresentará, na edição do Showtec deste ano, soluções de manejo de plantas daninhas do Sistema Roundup Ready Plus, programa criado pela empresa que enfatiza a necessidade de uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação por hectare durante todo o ano agrícola. Como, por exemplo, herbicidas de ação residual na pré-emergência da cultura, além da rotação de culturas, utilização de cobertura e adoção das melhores práticas agrícolas integradas para o manejo e prevenção de plantas daninhas resistentes, protegendo a produtividade e assegurando a experiência positiva dos agricultores com as tecnologias no campo. 

 

Além do posicionamento do herbicida Roundup, sempre presente nos eventos, a Monsanto apresentará também o produto Sumisoya, herbicida pré-emergente cujo princípio ativo é a Flumioxazina, que compõe os herbicidas pré-emergentes mais vendidos nos Estados Unidos para a cultura da soja. O Sumisoya é recomendado pelo Sistema Roundup Ready Plus como importante parceiro de Roundup no controle de plantas daninhas resistentes e de difícil controle na cultura da soja, pois sua atuação na inibição da emergência das plantas daninhas reduz a matocompetição durante o desenvolvimento inicial da cultura, contribuindo com aproximadamente 28 dias de efeito residual e preservando a produtividade das lavouras.  

“Reduzir o nível de mato-competição na fase inicial do desenvolvimento vegetativo da soja é fundamental contribui sensivelmente para a proteção da produtividade da lavoura. O Sumisoya será uma importante ferramenta neste sentido, associado a outros princípios ativos que compõem as recomendações do Sistema Roundup Ready Plus”,  esclareceu o Gerente de Estratégia & Gerenciamento de Proteção de Cultivos, Marcelo Segalla. 

Por meio do Programa de Agricultores Acompanhados, que integra o Sistema Roundup Ready Plus, a Monsanto acompanha e dá suporte a produtores de todo o país. São realizadas visitas técnicas durante todo o ciclo da cultura, para identificação das práticas utilizadas pelo agricultore e recomendação do manejo de plantas daninhas adequados à realidade da área. “Por meio das boas práticas do Sistema Roundup Ready Plus, promovido pelo Programa Agricultores Acompanhados, conseguimos customizar as recomendações adequadas à região e realidade do produtor, buscando a melhor relação custo-benefício”, complementa Segalla. 

VT PRO3 

O milho VT PRO3 chega à safrinha como aliado do produtor para combater as principais pragas da cultura protegendo da  raiz à espiga. A tecnologia é tolerante ao herbicida glifosato, o que permite ainda flexibilidade no manejo de plantas daninhas. Durante o ShowTec, os produtores poderão conferir nos campos plantados os diferenciais da tecnologia, entre elas a proteção da raiz do milho. O gerente de Biotecnologia Milho da Monsanto, Guilherme Lobato, explica que por proteger a raiz, VT PRO3 aumenta o potencial produtivo  da planta.

“Uma raiz bem nutrida mantém o sistema radicular equilibrado, melhora o desempenho fisiológico e favorece o bom desenvolvimento e sanidade da raiz. É um conjunto de soluções em um único produto”, afirma.  VT PRO3 tem duas proteínas Bts contra pragas da parte aérea e uma específica para o controle da larva alfinete (Diabrotica speciosa), praga que fica escondida no solo e se alimenta das raízes do milho, diminuindo a capacidade de absorção de água e nutrientes e reduzindo o potencial produtivo da lavoura. A tecnologia atua também contra as pragas áreas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho – lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo.

 INTACTA RR2 PRO 

A soja Intacta RR2 PRO chega ao segundo ano comercial com números que comprovam sua eficiência em campo: em apenas duas safras, a área plantada com a tecnologia chegou a 4,8 milhões de hectares na América do Sul. Além da proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, a tecnologia se consolidou pelo significativo aumento de produtividade. Estudos conduzidos pela Monsanto junto aos agricultores apontam que a média dos rendimentos foi 6,4 sacos superior à média nacional. Áreas demonstrativas com Intacta RR2 PRO estarão expostas no ShowTec.

A tecnologia auxilia o produtor no controle das principais pragas que atacam a cultura da soja, além de permitir flexibilidade no manejo de plantas daninhas devido à tolerância ao herbicida ao glifosato. Intacta RR2 PRO protege contra a lagarta da soja, lagarta falsa medideira, broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros, lagarta das maçãs, elasmo e Helicoverpa.

ALGODÃO

A Monsanto também  oferece ao mercado sul-mato-grossense, a tecnologia Bollgard II Roundup Ready Flex, nova aliada do produtor no manejo de plantas daninhas e proteção contra as principais pragas da cultura do algodão no Brasil, como as lagartas do gênero Helicoverpa, que têm preocupado os agricultores brasileiros e causado prejuízos nas lavouras do país.

Além da Helicoverpa armigera, a tecnologia da Monsanto confere proteção contra o curuquerê do algodoeiro (Alabama argillacea), a lagarta rosada (Pectinophora gossypiella), a lagarta da maçã (Heliothis virescens), a falsa medideira (Chrysodeixis includens), as lagartas do complexo Spodoptera (Spodoptera spp.) e a lagarta da maçã (Helicoverpa zea).



More news from: Monsanto do Brasil


Website: http://www.monsanto.com.br

Published: January 20, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved