home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Profissionais da Fundação Pró-Sementes defendem teses de mestrado


Brazil
January 23, 2015

No dia 22 de dezembro de 2014, o coordenador de campos experimentais da Fundação Pró-Sementes, Luiz Augusto Corrêa Pereira, defendeu a tese “Produtividade de soja em função de locais de cultivo e população de plantas” para a obtenção do título de mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel. Na sede da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, em Pelotas (RS), ele apresentou a pesquisa realizada com cultivares do portfólio da Fundação Pró-Sementes em três locais do RS testadas com quatro populações de plantas. O trabalho foi orientado pelo professor Géri Eduardo Meneghello e a banca contou, ainda, com os professores Francisco Amaral Villela, Luis Osmar Braga Schuch, Jucilayne Fernandes Vieira e Andréia da Silva Almeida.

No dia 19 de janeiro de 2015, foi a vez do analista de Promoção e Desenvolvimento, Renan Canzi Comin, defender a tese intitulada “Qualidade fisiológica de sementes de soja submetidas à dessecação química”. Em sua pesquisa, Comin utilizou três tipos de dessecantes e realizou testes de germinação e vigor, chegando a conclusão que a dessecação é uma técnica viável, desde que feita corretamente, respeitando o estádio fenológico da cultura. A orientação do trabalho foi feita pelo professor Géri Eduardo Meneghello e pelo coordenador das unidades de certificação de sementes e capacitação profissional da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien. A banca examinadora foi composta pelos professores Wilner Brod Peres e Andréia da Silva Almeida.

Luiz Augusto Corrêa Pereira e Renan Canzi Comin foram alunos da primeira turma do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes, realizado por meio de uma parceria entre a Fundação Pró-Sementes e a UFpel (Universidade Federal de Pelotas).

“Pelo fato da Fundação Pró-Sementes ser uma empresa ligada ao setor sementeiro, o mestrado proporcionou a ampliação dos conhecimentos sobre o assunto, principalmente nas áreas de fisiologia, produção de sementes, pós-colheita e estatística”, avalia Pereira. “São informações importantes que estão ligadas ao meu cotidiano profissional”, complementa.

“O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes foi muito importante para a minha formação profissional, pois agregou muito crescimento e conhecimento sobre o setor sementeiro”, afirma Renan Canzi Comin.

Os novos mestres agradeceram à Fundação Pró-Sementes, que proporcionou a eles a oportunidade de cursar o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes.

A Fundação Pró-Sementes parabeniza seus colaboradores Luiz Augusto Corrêa Pereira e Renan Canzi Comin pela conclusão do mestrado!



More news from: Fundação Pró-Sementes


Website: http://www.fundacaoprosementes.com.br/

Published: January 23, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved