home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Gaúchos representam 26% dos produtores que plantaram INTACTA RR2 PRO® nesta safra - Além da proteção contra as principais lagartas, produtores relatam aumento da produtividade nas lavouras


Brazil
March 10, 2015

A soja INTACTA RR2 PRO® chegou ao campo para auxiliar o produtor no manejo das principais lagartas e aumentar a produtividade da lavoura. Duas safras após seu lançamento comercial, a área com a tecnologia passou de 1,2 milhão para 4,8 milhões de hectares na América do Sul. Estudos conduzidos pela Monsanto junto aos agricultores apontaram um ganho de produtividade de, em média, 6,4 sacos por hectare. O produtor poderá obter mais informações sobre a tecnologia durante a Expodireto Cotrijal, entre os dias 09 e 13 de março, em Não-Me-Toque (RS).

Depois de verificar as vantagens da proteção da tecnologia contra lagartas e no manejo de plantas daninhas, os produtores começam a comprovar o potencial produtivo de INTACTA RR2 PRO®. “A tecnologia somada ao potencial genético das variedades exploram ao máximo o potencial da lavoura, desde a proteção da planta até o aumento da produtividade”, explica a gerente de desenvolvimento de negócios INTACTA Sul da Monsanto, Adriana Bernardet. Cerca de 35 mil produtores plantaram INTACTA RR2 PRO® na safra 2014/15. Os gaúchos representaram 26% do total.

Aquiles Francesquett, produtor de Lagoa Vermelha (RS), foi um deles. Ele aumentou sua área com INTACTA de 40 para 800 hectares. Além da praticidade no manejo de pragas e a economia com aplicação de inseticidas, o produtor elenca os ganhos de produtividade como um dos principais benefícios da tecnologia. “A área total de 1,6 mil hectares rendeu 63 sacos por hectare, em média, na safra passada. Para a colheita que começa na metade do mês, a expectativa é animadora: acima de 70 sacos”, afirma. O produtor reserva 20% da área para o plantio do refúgio.

Essa é a quarta safra que o produtor Regis Giovelli, de São Luiz Gonzaga (RS), planta INTACTA RR2 PRO®. Antes de lançar comercialmente a tecnologia, a Monsanto promoveu um amplo programa de experimentação no Brasil e Regis fez parte dele. De acordo com o produtor, a tecnologia ocupou 50% da sua área total de 3 mil hectares no ano passado. “Foi um ano de seca e, mesmo assim, conseguimos uma produtividade acima de 60 sacos por hectare”, afirma. Na safra 2014/15, o produtor aumentou para 60% o plantio de INTACTA. “Este ano teremos, provavelmente, a maior safra da história, com uma expectativa de chegar a 80 sacos por hectare”, diz. Segundo Giovelli, a tecnologia aumentou em média 10% a produtividade, e a aplicação de inseticidas foi reduzida para zero. “Está correspondendo o seu potencial produtivo”, complementa.

Para reduzir o risco de resistência na população de pragas alvo da cultura, o gerente de Regulamentação da Monsanto, Renato Carvalho, afirma que o produtor deve reservar ao menos 20% da lavoura para o plantio do refúgio com soja convencional ou tolerante ao herbicida glifosato. Carvalho destaca que o agricultor deve seguir o manejo integrado de pragas, com atenção especial ao monitoramento da lavoura. “A preservação e a sustentabilidade das tecnologias dependem do cumprimento das recomendações de Manejo de Resistência de Insetos, que traz o refúgio como principal componente. Recomendamos outras medidas importantes, como a dessecação antecipada, o tratamento de sementes com inseticidas e fungicidas e a rotação de culturas”, destaca.

INTACTA RR2 PRO® protege as lavouras contra a lagarta da soja, lagarta falsa medideira, broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros, lagarta das maçãs, lagartas do tipo elasmo e as do gênero Helicoverpa. A tecnologia permite ainda flexibilidade no manejo de plantas daninhas devido à tolerância ao herbicida glifosato. A INTACTA RR2 PRO® foi a primeira tecnologia desenvolvida pela Monsanto para o mercado fora dos Estados Unidos, após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil. A tecnologia teve o maior estudo de campo já realizado do mundo, com 1,5 mil áreas experimentais em duas safras (2011/12 e 2012/13), em propriedades localizadas em 419 municípios de 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal.



More news from: Monsanto do Brasil


Website: http://www.monsanto.com.br

Published: March 10, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved