home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Cultivar de forrageira BRS Tamani é destaque da Embrapa na Agrobrasília


Brazil
May 8, 2015

A Agrobrasília, evento de tecnologia rural e agronegócio do Planalto Central que começa dia 12 e vai até 16 de maio em Brasília, DF, entrou para o calendário das feiras da Embrapa Produtos e Mercado, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Na edição deste ano da Agrobrasília, a Embrapa Produtos e Mercado apresenta ao público novas tecnologias que foram lançadas recentemente e vem sendo adotadas pelos produtores.

A soja BRS 7380RR será lançada no evento. Ela possui ciclo precoce, resistência ao herbicida glifosato, e associa a resistência à raça 3 do nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines) com resistência aos dois nematoides formadores de galhas Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica.

Por estas características de resistências múltiplas a nematóides e seu ciclo precoce, a cultivar pode ser usada no sistema produtivo de sucessão de culturas em regiões cujos solos apresentam histórico de problemas com os nematóides citados, aumentando a sustentabilidade do sistema produtivo agrícola.

A forrageira BRS Tamani é o primeiro híbrido de Panicum maximum da Embrapa, resultado de um cruzamento realizado na Embrapa Gado de Corte em Campo Grande (MS) em parceria com outras unidades da Embrapa e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Suas características são: porte baixo, com alta produção de folhas de alto valor nutritivo e que proporcionam boa cobertura de solo, produtividade e vigor. É um capim de fácil manejo indicado para solos de alta e média fertilidade e com resistência às cigarrinhas das pastagens.

Avaliada em parcelas sobre cortes manuais, a BRS Tamani alcançou a produção anual de 15 toneladas/hectare de matéria seca de folhas em Campo Grande (MS). Destacou-se pela maior porcentagem de folhas que as cultivares Tanzânia-1 e Massai e pela qualidade da forragem, tendo apresentado 9% mais proteína bruta que a Tanzânia, durante o ano e 3% maior digestibilidade no período de chuvas.

Fernando Tadahiko Oshiro Filho, técnico da Safrasul - empresa de sementes licenciada da Embrapa e associada da Unipasto – confirma a importância do hibrido BRS Tamani. Fernando tem convicção de que o mercado receberá muito bem um produto que vai contribuir para a pecuária moderna, onde a produção de animais é cada vez mais precoce com alto ganho de peso e múltiplos sistemas de criação.

Pela análise de Oshiro, entre as cultivares de Panicum maximum existentes, a BRS Tamani destaca-se também pela performance de boa produção em regiões de baixas temperaturas. É uma cultivar com rebrota rápida, alto teor proteico e suporta muito bem o pisoteio.

O técnico da Safrasul informa que os produtores de sementes da Unipasto já estão iniciando a colheita para oferta de sementes ao mercado.

Outra tecnologia voltada para a pecuária é o Vetscore, um dispositivo de medição da condição nutricional do rebanho bovino por meio da avaliação corporal de animais de corte e leite desenvolvido pela Embrapa Rondônia em Porto Velho (RO).

Trata-se de uma ferramenta de baixo custo, confiável, de simples utilização e resultado imediato. Permite ao próprio produtor avaliar e tomar decisões objetivas para o manejo nutricional do seu rebanho. Foi aprovado para a avaliação de animais das raças Girolando, Nelore, Angus e algumas outras raças de bovinos.

Como funciona?

É formado por duas réguas de 20 centímetros cada uma, com 4,4 centímetros de largura e articuladas de maneira a formar a angulação de 0° a 180°. Por meio desse equipamento o próprio produtor pode monitorar o rebanho de forma rápida e precisa. A leitura da condição nutricional em que o animal se encontra é indicada por cores no visor do Vetscore: vermelha (baixa), verde (adequada) e amarela (alta). Ele identifica de forma objetiva as fêmeas que se encontram em condições alimentares desfavoráveis (cor vermelha ou amarela do Vetscore) e permite que o produtor possa fazer correções no manejo alimentar buscando maior retorno produtivo e financeiro.

Por sua simplicidade e objetividade tem potencial de adoção por todos os tipos de produtores. Desde o momento do lançamento da tecnologia, a procura tem sido significativa, sendo uma das tecnologias mais acessadas no portal da Embrapa.

Ainda não está no mercado e uma das ações da Embrapa Produtos e Mercado é justamente fazer a prospecção de indústrias interessadas em fabricar o produto que já tem registro de depósito no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Outros produtos em destaque

A BRS Riva é uma cultivar de cebola amarela do grupo ‘Baía’ desenvolvida pela Embrapa Hortaliças. Tem alta tolerância à mancha púrpura, uma das principais doenças da cultura; boa conservação pós-colheita; brotação tardia em condições de temperatura ambiente. Sua produtividade é de 10 t de bulbos comerciais a cada 100.000 plantas até a densidade de 600.000 plantas por hectare, limite recomendado para a cultivar, o que confere um potencial produtivo de até 60 toneladas/ha.

Os produtores de hortaliças poderão verificar in loco o desenvolvimento desta cultivar em canteiro na vitrine da Embrapa Hortaliças durante a exposição. OS técnicos da Embrapa Produtos e Mercado atenderão os interessados em parceria comercial para esta e outras cultivares e tecnologias em fase de lançamento no Espaço de Negócios da Embrapa dentro do estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante a Agrobrasília, o visitante poderá também degustar o maracujá BRS Pérola do Cerrado desenvolvido pela Embrapa Cerrados (Brasília/DF). A cultivar é uma alternativa para o mercado de frutas exóticas destinadas a indústrias de sucos, sorvetes, doces e para consumo in natura. Suas flores brancas e sua ramificação densa evidenciam seu potencial ornamental para paisagismos de grandes áreas. Por ser altamente vigoroso apresenta grande potencial para cultivo em sistema orgânico. Outro ponto relevante do material é o seu potencial produtivo, entre 10 a 25 ton/ha e as qualidades físico-químicas e funcionais da polpa. A BRS Pérola do Cerrado é indicada para o Distrito Federal.

A Embrapa Produtos e Mercado participa no evento como uma unidade negocial com o objetivo de fazer articulações com instituições públicas e privadas e o levantamento de contatos comercias.

Baixe o aplicativo da Agrobrasília em http://www.agrobrasilia.com.br/ e localize o estande do Ministério da Agricultura e a Vitrine da Embrapa e visite-nos.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: May 8, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved