home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Primeiro centro de treinamento de cultivo protegido de tomates do Brasil é destaque da 22º Hortitec


São Paulo, Brazil
June 17, 2015

Learning Center Seminis - cultivo protegido

Feira será palco do lançamento do primeiro Learning Center do País com foco no plantio em ambiente fechado – Projeto MAIS

A Seminis, divisão de hortaliças da Monsanto, participará da 22º Hortitec, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que ocorrerá em Holambra (SP), de 17 a 19 de junho. A empresa apresentará aos produtores o primeiro Learning Center de cultivo de tomate protegido do Brasil e contará com um estande próprio com mais de nove variedades de hortaliças como: Tomate Compack, Cenoura EX4098 e Juliana, Cebola Akamaru, Shinju e Imperatriz, Pimentão Supremo, Meloes Florentino, Mclaren e Goldmine, Alface Lucy Brown, Raider Plus e Mayumi, Couve-Flor Barcelona, Brocolis BC1691 e o Milho Doce SV0006.

“A Hortitec é a principal feira de horticultura da América do Sul e o melhor cenário para apresentarmos algo inovador a todos os produtores de frutas e hortaliças do país. Por isso a escolhemos para lançarmos o primeiro Centro de Treinamento - Learning Center – de Cultivo Protegido de Tomates do Brasil, além de uma nova variedade de tomate”, comenta Marcelo Tavares, gerente de Marketing da Seminis.

O lançamento em destaque na feira será o Tomate Salada (FIR) 2444, híbrido de tomate tipo salada, de crescimento indeterminado e porte vigoroso, que apresenta frutos de tamanho médio entre 240 e 260 gramas. Proporcionando alto rendimento na colheita, a variedade é indicada para condições de cultivo e de manejo que exijam resistência múltipla à TYLCV, TSWV e a mancha de Stemphyllim.

Centro de Treinamento - Projeto MAIS

Localizado na zona rural de Campinas, interior de São Paulo, quatro estufas foram construídas com 1.380 metros², cada uma, totalizando uma área coberta de 5.520 metros², com 6 mil plantas de oito variedades de tomate. Além da área coberta, o espaço conta ainda, com uma extensão de 4.500 metros² de área aberta, que comporta, entre outras coisas, dois tanques de captação de água pluvial, com capacidade de 3.000 metros cúbicos de armazenamento, cada um, utilizado para irrigar de forma sustentável à plantação de tomates protegidos.

Com o objetivo de ser um centro de referência na disseminação das melhores práticas de cultivo protegido voltado exclusivamente para a cultura do tomate, o projeto MAIS ainda é uma iniciativa recente no país, mas muito popular e com sua eficiência comprovada em localidades como Holanda, Chile, México e Argentina.

Mais sustentável, com alto grau de rentabilidade e viabilidade econômica na produção, uma área de Cultivo Protegido pode, por exemplo, em média, aumentar em mais de 90% a colheita. Isso porque, 10 quilos de tomate por metro quadrado colhidos no método tradicional, pode se transformar em 100 quilos, no mesmo espaço, no cultivo protegido. Isso se dá graças às técnicas de cultivo por meio de estufas, com a ajuda de tecnologias, que garantem qualidade, consistência e, sobretudo, rentabilidade superior aos agricultores.

“Apesar das inúmeras vantagens que o cultivo protegido apresenta, nem todos os agricultores possuem informações sobre essa técnica e é isso que a Seminis quer proporcionar. Queremos por meio desse espaço, apresentar os resultados efetivos do investimento, a redução dos riscos, economia com logística, utilização de mão de obra especializada, menor emissão de carbono e outros benefícios”, completa Marcelo.

Estufas: Cada estufa tem uma propriedade diferente, (pé direito mais alto ou mais baixo, ventilação, cor das lonas, temperatura etc), o que simula as situações climáticas nas diferentes regiões produtoras do Brasil.

Informações: A divulgação e abertura do espaço a produtores, canais de venda e interessados, ocorrerá durante a Hortitec, seguida de visitas programadas para conhecer o projeto ao longo do ano.

 

Sobre a Seminis

Seminis é a marca de sementes de hortaliças do Grupo Monsanto que desenvolve variedades híbridas com alto potencial produtivo, melhor qualidade, uniformidade, sabor e nutrição, assim como melhor resistência a pragas, melhorando a produção em condições ambientais adversas. Presente em 17 países, a empresa conta com 22 laboratórios de controle de qualidade de sementes, 46 centros de distribuições e operações e 51 estações de P&D. 

No mundo, ela oferece mais de 3 mil variedades de sementes, representando 25 espécies de hortaliças. No Brasil, são 18 espécies e cerca de 130 variedades, com foco em alface, abobrinha, brócolis, cenoura, cebola, couve-flor, melancia, melão, pepino, pimentão, tomate e milho doce. São sementes que levam benefícios nutricionais ao consumidor, aumento de produtividade e redução de riscos ao agricultor. www.seminis.com.br



More news from: Monsanto do Brasil


Website: http://www.monsanto.com.br

Published: June 17, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved