home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Simpósio vai reunir especialistas de nove países em Bento Gonçalves, RS - Objetivo é discutir a conservação e uso sustentável de recursos genéticos na América Latina e Caribe


Brasília, Brasil
July 1, 2015

10ยบ SIRGEALC

O Simpósio de Recursos Genéticos para América Latina e Caribe (Sirgealc) vai reunir especialistas de, pelo menos, nove países – Brasil, Rússia, Uruguai, Argentina, México, Estados Unidos, Chile, Colômbia e Noruega - em Bento Gonçalves, RS, no período de 26 a 29 de outubro de 2015. O objetivo é promover a integração de pessoas que trabalham com recursos genéticos de plantas, animais e microrganismos nos diferentes países da América Latina e Caribe. Em sua 10ª edição, o evento promovido em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, espera receber cerca de 600 participantes, entre curadores de bancos genéticos, representantes de redes de recursos genéticos, pesquisadores, professores universitários, estudantes de graduação e de pós-graduação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas com desconto até o dia 15 de julho no site do evento http://www.10sirgealc.com.br/

O tema desta edição é ambicioso: Recursos Genéticos no Século 21: de Vavilov a Svalbard. Isso significa que o evento pretende abordar a importância dos recursos genéticos (partes da biodiversidade que apresentam valor real ou potencial para a humanidade) para a segurança alimentar da humanidade desde o início do século XX, quando o russo Nikolai Ivanovich Vavilov iniciou suas expedições por todos os continentes em busca de plantas de importância agrícola até o Século XXI com a construção do Banco Global de Sementes de Svalbard, na Noruega, que promete garantir a segurança alimentar da humanidade, conservando réplicas de sementes de importância alimentar de todos os países do Globo.

Ambicioso, mas perfeitamente factível. Porque, na verdade, apesar da diferença de épocas e das tecnologias disponíveis, os ideais de Vavilov e Svalbard são exatamente os mesmos: conservar a maior diversidade genética possível para garantir a segurança alimentar da humanidade. No início do Século passado, o russo percorreu o mundo em busca do conhecimento sobre a distribuição geográfica, origem e dispersão das plantas. O trabalho dele resultou numa gigantesca e diversa coleção de sementes, que chegou a ser a maior do mundo, com aproximadamente 200 mil amostras, que foram multiplicadas e armazenadas em mais de 100 estações experimentais na então União Soviética.

Num mundo contemporâneo e de tecnologias avançadas, o governo da Noruega não precisa mais se aventurar em coletas e expedições ao redor do Globo Terrestre para buscar espécies variadas de plantas agrícolas. Para abastecer o maior banco de sementes do mundo, localizado no arquipélago de Svalbard, firma convênios com todos os países para garantir que conserve a maior variabilidade genética possível.

Tanto Vavilov como Svalbard traduzem o ideal das pessoas e instituições que trabalham  na área de recursos genéticos: conhecer para conservar. Os bancos genéticos são como backups das coleções de plantas de importância para a agricultura e alimentação cultivadas em todo o mundo.

Simpósio terá como abertura a experiência de Vavilov e, no fechamento, a grandiosidade de Svalbard

Em consonância com o tema, a palestra de abertura do 10º Sirgealc vai abordar as expedições de Nicolai Vavilov à América Latina e Caribe no início do Século passado e será proferida pelo pesquisador do N.I. Vavilov Institute of Plant Industry, da Rússia, Igor Loskutov. Já a conferência de encerramento terá como foco o Banco Global de Sementes de Svalbard e será apresentada por Åsmund Asdal, responsável pelo programa norueguês de recursos genéticos vegetais e que, a partir de agosto, assumirá o cargo de coordenador do banco norueguês.

“Ao longo da programação científica, serão realizadas conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e concurso de vídeos e fotografias sobre as ações relacionadas a recursos genéticos no Século XXI “, explica a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Rosa Lía Barbieri, que preside a 10ª edição do Sirgealc. Ela destaca ainda outras duas conferências transversais: a do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, no dia da abertura (26/10) sobre  “Recursos genéticos no século 21: o Brasil e sua interação com outros países da América Latina e do Caribe” e do professor e pesquisador do Centro de Investigación Científica de Yucatán (CICY), México, Daniel Zizumbo Vilarreal, sobre a contribuição dos recursos genéticos da Mesoamérica para a humanidade.

Vários outros especialistas de instituições brasileiras e internacionais compõem a programação científica do Simpósio, que pode ser acessada na íntegra na página do evento na internet.

O Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e o Caribe (Sirgealc) é realizado a cada dois anos, congregando pessoas de diferentes países, priorizando a América Latina e o Caribe, em torno do resgate, conservação, caracterização e uso de recursos genéticos da diversidade genética de plantas, animais e microrganismos. Trata-se do principal fórum internacional de intercâmbio técnico-científico na área de recursos genéticos, cujas primeiras edições foram no Brasil. Depois, foi transferido para Argentina, Uruguai, México, Chile, Equador e El Salvador, retornando em 2015 ao Brasil.

Segundo Rosa Lía, em sua décima edição, o evento pretende estimular discussões relacionadas à conservação, caracterização e uso de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos, além de compartilhar experiências, metodologias e resultados de pesquisa na área de recursos genéticos entre os representantes de diferentes segmentos de vários países que estarão presentes ao evento.

Diversidade também na programação

“Preparamos uma programação especial paralela ao evento: uma Feira de Agrobiodiversidade (com produtos de artesãos, agricultores e pecuaristas familiares), uma sessão de documentários e vídeos e visitas técnicas à Embrapa Uva e Vinho”, afirma a pesquisadora.

Um dos destaques da programação paralela do 10º Sirgealc, a Feira da Agrobiodiversidade pretende demonstrar a viabilidade da conservação on farm (no local de origem das espécies) de recursos genéticos associada à agregação de valor e geração de renda. Para isso, vai contar com grupos de  artesãos, agricultores e pecuaristas familiares expondo e comercializando vários produtos elaborados com pimentas (agroindústrias familiares de Turuçu/RS),  butiá (artesãos do município de Giruá/RS), porongos (artesãos do município de Frederico Westphalen/RS) abóbora-gila e queijo serrano (agricultores e pecuaristas do município de Bom Jesus/RS) e lã de ovelha crioula (artesãs dos municípios de Bagé e Pinheiro Machado/RS).

"Com isso, esperamos promover a atualização e a integração entre os representantes dos mais variados segmentos que atuam na área de recursos genéticos na América Latina e Caribe”, finaliza a presidente do Simpósio, lembrando que o objetivo final é fortalecer e incentivar a formação de redes multidisciplinares em prol da segurança alimentar das gerações atuais e futuras nesses países.

A programação, inscrições e mais informações sobre o 10º Simpósio de Recursos Genéticos para a América Latina e o Caribe (10º Sirgealc) está disponível no endereço http://www.10sirgealc.com.br/. O desconto no valor das inscrições termina no dia 15 de julho.



Published: July 1, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved