home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Seminis recebe alunos do projeto Futuros Produtores do Brasil para conhecer o Projeto MAIS de cultivo protegido


Brazil
November 11, 2015

A área de cultivo protegido é um centro de referência na disseminação das melhores práticas voltado exclusivamente para a cultura do tomate.

No dia 12 de novembro, quinta-feira, os integrantes do projeto Futuros Produtores do Brasil embarcarão para Campinas, interior de São Paulo, onde conhecerão o primeiro Learning Center de cultivo de tomate protegido do Brasil, criado pela Seminis, divisão de hortaliças da Monsanto.

Desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto, o projeto foi criado para despertar nos filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais o interesse e a paixão pelo agronegócio, além de formar novas lideranças do setor.

A iniciativa é organizada em módulos temáticos, ao longo de dois anos. Esta última turma, composta por 29 jovens mato-grossenses, participaram de diversas atividades do projeto por todo o Brasil, tendo a oportunidade de se aprofundar em temas como agropecuária moderna, cooperativismo, integração lavoura-pecuária-floresta, logística e mercado de commodities, entre outros. Cada etapa também contou com o aconselhamento comportamental para desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, como autocontrole, responsabilidade, senso de comunidade e relações interpessoais, por exemplo.

A visita à unidade da Monsanto em Campinas (SP) tem o objetivo de compartilhar conhecimento agrícola e mostrar as inúmeras vantagens que o cultivo protegido oferece, apresentando os resultados efetivos do investimento, a redução dos riscos, economia com logística, utilização de mão de obra especializada, menor emissão de carbono e outros benefícios.

 “É um privilégio para nós poder apoiar esse projeto e estimular nos jovens o interesse pela agricultura e pela continuidade do trabalho de seus pais. A articulação e o expertise da Famato foram fundamentais para levar aos participantes o que existe de mais avançado em vários aspectos do mundo agro”, explica Silene Chiconini, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação da Monsanto do Brasil.

A temporada 2015 do projeto Futuros Produtores do Brasil foi encerrada em julho deste ano com um balanço muito positivo. Segundo levantamento realizado pela coordenação da iniciativa, mais de 100% dos participantes declaram que irão seguir e desenvolver a atividade agropecuária realizada pelos pais no estado do Mato Grosso.

Sobre o Centro de Treinamento - Projeto MAIS

Localizado na zona rural de Campinas, interior de São Paulo, quatro estufas foram construídas com 1.380 metros², cada uma, totalizando uma área coberta de 5.520 metros², com 6 mil plantas de oito variedades de tomate. Além da área coberta, o espaço conta ainda, com uma extensão de 4.500 metros² de área aberta, que comporta, entre outras coisas, dois tanques de captação de água pluvial, com capacidade de 3.000 metros cúbicos de armazenamento, cada um, utilizado para irrigar de forma sustentável à plantação de tomates protegidos. Cada estufa tem uma propriedade diferente, (pé direito mais alto ou mais baixo, ventilação, cor das lonas, temperatura etc), o que simula as situações climáticas nas diferentes regiões produtoras do Brasil.

Com o objetivo de ser um centro de referência na disseminação das melhores práticas de cultivo protegido voltado exclusivamente para a cultura do tomate, o projeto MAIS ainda é uma iniciativa recente no país, mas muito popular e com sua eficiência comprovada em localidades como Holanda, Chile, México e Argentina.

Mais sustentável, com alto grau de rentabilidade e viabilidade econômica na produção, uma área de Cultivo Protegido pode, por exemplo, em média, aumentar em mais de 90% a colheita. Isso porque, 10 quilos de tomate por metro quadrado colhidos no método tradicional, pode se transformar em 100 quilos, no mesmo espaço, no cultivo protegido. Isso se dá graças às técnicas de cultivo por meio de estufas, com a ajuda de tecnologias, que garantem qualidade, consistência e, sobretudo, rentabilidade superior aos agricultores.



More news from:
    . Bayer Vegetable Seeds
    . Seminis Vegetable Seeds, Inc


Published: November 11, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved