home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Pesquisadora da Embrapa integrará comitê internacional sobre recursos genéticos de milho


Brazil
December 30, 2015

Sandra Brito -
Foto: Sandra Brito

A Embrapa Milho e Sorgo integrará o Comitê Internacional Orientador sobre Recursos Genéticos de Milho. A pesquisadora Flavia França Teixeira foi convidada a integrar o grupo, que irá forncer assessoria técnica e recomendações para a conservação e uso de recursos genéticos de milho e espécies relacionadas. O comitê dará orientações para bancos de germoplasma e outros importantes mantenedores de coleções cultivadas em nível global.

A primeira reunião será realizada na Sede do Cimmyt (Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo) no próximo mês de fevereiro, no México. A segunda reunião, ainda em 2016, será realizada no IITA (Instituto Internancional de Agricultura Tropical), na Nigéria. Essas duas instituições abrigam bancos de germoplasma internacionais, que mantém coleções de milho.

Os membros do comitê representam vários grupos de usuários e regiões geográficas. A pesquisadora Flavia Teixeira é curadora do Banco Ativo de Germoplasma de Milho do Brasil, que fica na Embrapa Milho e Sorgo. "A coleção que conservamos tem importância mundial e nosso país é visto como um forte parceiro no intercâmbio internacional de sementes", explica Flavia. Ela lembra que recentemente foram realizados intercâmbios de sementes com o Cimmyt e o Banco Global de Sementes de Svalbard, situado na Noruega.

Flavia está com boas expectativas para a atuação junto ao comitê. "Acredito que esta seja uma oportunidade para nosso trabalho ter mais visibilidade. Além disso, vamos conhecer outras experiências e trazer boas práticas para desenvolver ações em padrão internacional", comenta. Ela acredita que o convite para integrar o grupo reflete o reconhecimento à Embrapa Milho e Sorgo pelo trabalho desenvolvido na área de recursos genéticos há mais de 40 anos. "A Embrapa é um referencial na conservação de milho", afirma a pesquisadora.

Após o ano inaugural de 2016, em que haverá duas reuniões do comitê, o plano é realizar anualmente  encontros internacionais, para facilitar a interação, consulta e comunicação entre os membros dos diferentes países.



More news from: EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.embrapa.br

Published: December 30, 2015

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved