home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Fepagro e Embrapa Trigo desenvolvem cultivares para o Rio Grande do Sul


Brazil
January 29, 2016

Desenvolvimento de pesquisa e transferência de tecnologia para a cultura do trigo é o teor da cooperação técnica firmada entre a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e a Embrapa Trigo. Na última quarta-feira (27), o diretor técnico da Fundação, Carlos Oliveira, acompanhado de pesquisadores, participou de um encontro para a apresentação dos trabalhos realizados pelas instituições e visita aos ensaios em andamento na área experimental da Embrapa Trigo, em Passo Fundo. 

Segundo Oliveira, as ações envolvem ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) para avaliação de linhagens de trigo e ações de transferência de tecnologia, como dias de campo e outros eventos.Ele informa que o trabalho é desenvolvido em diversos locais do Rio Grande do Sul. “O caráter regional da Fepagro, pautado nos seus centros de pesquisa distribuídos pelo Estado, é uma característica fundamental para o sucesso do trabalho”, acredita. 

Genótipos de soja 

Em modelo similar, está em processo de formalização um convênio para desenvolvimento de genótipos de soja com alta produtividade para a macrorregião sojícola 1(que abrange os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as regiões centro-sul e sudoeste do Paraná e sul de São Paulo). A intenção é o desenvolvimento de cultivares de soja para alimentação humana com características especiais como: melhor sabor (introdução da característica de ausência de lipoxigenases - enzimas responsáveis pelo sabor desagradável da soja - ou da característica de melhor sabor de genótipos tipos vegetais ou alimento); sementes grandes e hilo amarelo para produção de tofu ou de soja vegetal tipo hortaliça, também conhecida como soja verde, por serem grãos completamente desenvolvidos, mas ainda imaturos; sementes pequenas para produção de brotos de soja ou natto; alto teor de proteína; teor reduzido de inibidor de tripsina; e perfil diferenciado de ácidos graxos. 

Oliveira conta que outra linha de trabalho será com soja tipo commodity no modelo de produção convencional. “Podendo se criar a oportunidade de cultivares de soja adaptadas ao Rio Grande do Sul para introdução em áreas de cultivo de arroz irrigado, na denominada Metade Sul do Estado, situação na qual a cultura tem avançado como alternativa para rotação e sucessão de culturas, objetivando também contribuir no controle de invasoras de arroz e, assim, na sustentabilidade ambiental e econômica deste sistema de produção”. 

De acordo com o chefe geral da Embrapa Trigo, Sérgio Dotto, a Empresa possui atuação nacional, e o trabalho conjunto com a Fepagro é fundamental para o aumento da eficiência de suas ações no Rio Grande do Sul. “E também para a composição de uma rede de pesquisa agropecuária no Estado”, ressalta. 

Estiveram presentes à reunião também os pesquisadores da Fepagro Rogério Aires e Sergio Lannes; a chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ana Albuquerque; o chefe adjunto de Administração da Embrapa, Osvaldo Vieira; além de pesquisadores da Empresa.



More news from:
    . Fepagro - Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
    . EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


Website: http://www.fepagro.rs.gov.br

Published: February 2, 2016

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved