home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
News Page

The news
and
beyond the news
Index of news sources
All Africa Asia/Pacific Europe Latin America Middle East North America
  Topics
  Species
Archives
News archive 1997-2008
 

Ministro Blairo Maggi faz visita e conhece tecnologias em genética da Tropical Melhoramento & Genética


Brazil
February 13, 2017

A Tropical Melhoramento & Genética (TMG) recebeu na tarde desta sexta-feira (10), em sua sede, em Cambé (PR), a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. O dirigente e sua comitiva foram convidados pela empresa para conhecer as tecnologias genéticas desenvolvidas no Programa de Melhoramento Genético de Soja e Algodão. O evento contou ainda com a participação dos acionistas da TMG, de dirigentes da empresa Dow AgroSciences e do presidente da Embrapa, Maurício Lopes.

            O diretor presidente da TMG, Francisco José Soares Neto, iniciou a visita do ministro e demais presentes com a apresentação institucional da empresa que é genuinamente nacional e figura entre as maiores do Brasil. No mercado de algodão, por exemplo, citou que a TMG obteve aumento de 750% em apenas três anos. “Em soja, somos uma das líderes em comercialização em Mato Grosso, com 31,6% de market share. E da safra de 2009/10 até a safra 2015/16 crescemos 94% no volume comercializado de sementes de soja (sacas de 40 kg)”, destacou o diretor presidente.

            O grupo foi direcionado em seguida para conhecer uma área preparada para demonstrar os cultivos protegidos da TMG, onde se inicia o Programa de Melhoramento Genético da empresa, com o seu banco de germoplasma. O ministro Blairo Maggi visualizou no local os diferentes genótipos de soja selvagem e exótica e o forte trabalho desenvolvido para a resistência ao nematoide de cisto (Heterodera glycines) e ao nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus), uma das novas ameaças das lavouras de soja no Brasil.

            Além dos trabalhos relacionados a esse nematoides, também foram mostrados os que envolvem podridão radicular de fitóftora, mancha alvo e ferrugem asiática da soja. “Mostramos a nossa força em genética, de onde vem nossos resultados de tecnologia e produtividade, alcançados com a assertividade nos cruzamentos de plantas e inovadoras metodologias de seleção”, destaca Alexandre Garcia, gestor de Pesquisa da TMG.

            Já na estrutura que abriga o Laboratório de Biotecnologia da empresa, o ministro conheceu as ferramentas moleculares aplicadas ao melhoramento de plantas e o que já existe de características para a implementação no Programa, tanto de soja, como de algodão. Os pesquisadores Anderson Meda e João Vítor Maldonado dos Santos mostraram como é feita a seleção diretamente pelo DNA (marcadores moleculares) em diversas fases do trabalho de melhoramento, dos cruzamentos de plantas até o lançamento de novas variedades.

            Anualmente, o Laboratório de Biotecnologia da TMG analisa centenas de milhares de plantas de soja e algodão e o grupo conheceu os números exatos produzidos no local. “O ministro pode verificar as vantagens competitivas da TMG com tecnologias em genética que visam a otimização do processo de seleção de plantas para atributos agronômicos de interesse, como por exemplo resistência a doenças, assim como a garantia da qualidade das sementes desenvolvidas pela empresa para posterior multiplicação”, ressaltou Anderson Meda.

            Blairo Maggi, que fez parte da criação da empresa há 17 anos, quando estava exclusivamente na iniciativa privada, disse ao final da visita que o trabalho é impressionante. “Além da estrutura física vi de perto o que os técnicos fazem, a quantidade de análises e resultados extraídos por ano para atender as necessidades do produtor, como resistência a velhas e novas pragas e doenças. A TMG está de parabéns, fora a Embrapa é a única empresa de capital brasileiro que trabalha nessa área. Ela mantém seu banco de germoplasma de soja tradicional, não geneticamente modificada, e quase ninguém faz isso. E têm que continuar para que não fiquemos totalmente dependentes das tecnologias internacionais. Aqui ela é preservada, própria, pode ir ao mercado sem acordos. Todo produtor rural deveria ver como funciona esse processo em laboratório, como existe pesquisa e o que está por trás de toda a tecnologia empregada em uma semente”, pontuou o ministro.

            Conforme Francisco Soares, a visita foi uma oportunidade de mostrar a força do Brasil em pesquisa de ponta para o desenvolvimento da soja. “É um orgulho ter uma empresa brasileira competindo frente a frente com as multinacionais com o mesmo nível de tecnologia. Além disso, a TMG é formada por agricultores, que entendem os problemas reais do campo. Com o potencial que temos podemos expandir a nível global e com essa força a TMG se torna altamente atrativa para parcerias com diversas empresas de fora”, finalizou o diretor presidente.



More news from: TMG - Tropical Melhoramento e Genética Ltda.


Website: http://www.tmg.agr.br

Published: February 13, 2017

The news item on this page is copyright by the organization where it originated
Fair use notice

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  Archive of the news section

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved