home news forum careers events suppliers solutions markets expos directories catalogs resources advertise contacts
 
Solution Page

Solutions
Solutions sources
Topics A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
  Species
 

Ciclo final da soja: sinal de alerta para infestação de percevejos


São Paulo, Brasil
January 20, 2012

Considerado uma das principais pragas que acometem as lavouras de soja, os percevejos representam um verdadeiro motivo de preocupação para sojicultores de todo o País. Segundo a doutora Jurema Rattes, da Universidade de Rio Verde, diferentemente das lagartas, que se alimentam preferencialmente da área foliar das plantas, os percevejos atuam diretamente no produto final (grãos e sementes), causando danos irreversíveis na produtividade e qualidade da safra. "Os insetos sugadores, durante todas as fases de desenvolvimento da soja, realizam picadas de prova, para identificar o momento ideal de iniciar a alimentação e oviposição, não sendo prejudicial à cultura na fase vegetativa. Neste processo de alimentação, ocorre o a injeção de saliva com enzimas digestivas, a qual é responsável pela preparação do alimento e, também, pela infecção fúngica e consequente mancha no grão", afirma.

 

Os percevejos causam danos apenas na fase reprodutiva da cultura e pode resultar em perdas significativas tanto na produtividade da lavoura como na qualidade dos grãos e sementes, principalmente nos estados de clima mais quente, uma vez que o inseto não realiza diapausa alimentar nestas regiões, como nas regiões mais frias. "Devido ao aumento populacional dessa praga nas regiões produtoras de soja e migração e adaptação em diferentes culturas, como o milho, algodão, sorgo, milheto, feijão, entre outras, os produtores rurais devem monitorar o aparecimento da praga e acompanhar a população para realizar as tomadas de decisões. Afinal, os percevejos podem prejudicar a qualidade de óleo e produção de proteína do grão que vai para a indústria, causar danos em produtividade por hectare e ainda causar distúrbios na maturação fisiológica da cultivar", explica.

 

Para que o manejo seja efetivo e a safra apresente bons resultados, o produtor deve se atentar primeiramente às áreas marginais da cultura. De acordo com Embrapa Soja, os percevejos, após a colheita da soja e de culturas de entressafra, se protegem em áreas de mata próximas à região de plantio, o que facilita a sua ação de migração e adaptação alimentar. "Recomenda-se realizar uma amostragem com pano de batida, a fim de entender a dinâmica do inseto, além de constante acompanhamento e avaliação das bordaduras. Essas práticas facilitarão o planejamento e aplicação de inseticidas", afirma a doutora.

 

Com o objetivo de auxiliar os produtores rurais no manejo de pragas sugadoras nas lavouras, a Bayer CropScience investe no desenvolvimento de soluções inovadoras e oferece em seu portfólio produtos como o inseticida Connect®. "Associados às boas práticas de manejo biológico, o produto é uma alternativa para o manejo de percevejos na pós-emergência das plantas. O Connect® atua especificamente no controle de percevejos", completa Fernando Prudente, gerente de cultura de soja da Bayer CropScience para a região Centro-Oeste.

 

Proteção de Cultivos

A Bayer CropScience acredita que pesquisa e inovação são a chave para os desafios da agricultura mundial, como a crescente demanda por alimentos, rações, fibras e matérias-primas renováveis, além de fatores como áreas restritas para a agricultura, falta de água e mudanças climáticas. Dessa forma, a empresa investe todos os anos aproximadamente € 500 milhões na pesquisa e no desenvolvimento de produtos modernos e inovadores, de alto desempenho e com excelente perfil ambiental. Com forte posição global e líder em diversos segmentos, a Bayer CropScience oferece aos agricultores um amplo portfólio de defensivos agrícolas como inseticidas, fungicidas, herbicidas e produtos para o tratamento de sementes, além de soluções sustentáveis e integradas que visam, principalmente, à melhoria da produtividade e da qualidade das lavouras. E é por tudo isso que a empresa vive, todos os dias, a missão "Science For A Better Life" (Ciência para uma Vida Melhor).

 



More solutions from: Bayer CropScience Brasil


Website: http://www.bayercropscience.com.br/site/home.fss

Published: January 20, 2012

 

 

 

 

 

 

 

 


Copyright @ 1992-2024 SeedQuest - All rights reserved